quarta-feira, 17 de outubro de 2012

TRT-MA desenvolve campanha de combate ao câncer de mama

O prédio-sede do Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão (TRT-MA), desde quinta-feira, (11/10) está com iluminação em rosa. É que o Serviço de Saúde do TRT-MA aderiu à Campanha do Outubro Rosa, que é um movimento mundial de combate ao câncer de mama, do qual o Brasil participa desde 2008. Durante todo o mês de outubro, o Serviço de Saúde vai desenvolver atividades voltadas para o incentivo à prevenção da doença.

"São ações que visam à prevenção, ao controle e à orientação para tratamento das principais enfermidades que acometem as mulheres. O objetivo é despertar magistradas e servidoras para os cuidados com sua saúde, promovendo, assim, uma melhor qualidade de vida e, consequentemente, reduzindo os índices de morbidade e mortalidade", explicou a chefa do Serviço de Saúde, Rosely Belo Ribeiro Vieira. A atividade está integrada ao Programa de Saúde da Mulher, alinhado ao Planejamento Estratégico do Tribunal, no tema Gestão de Pessoas.

O Serviço de Saúde está enfatizando a campanha por meio da Cartilha Programa de Saúde da Mulher, expedida pelo TRT-MA, e do folder da Sociedade Brasileira de Mastologia e da Secretaria de Estado da Saúde. Os materiais de divulgação já foram remetidos para as varas do interior e, em São Luís, serão distribuídos no Fórum Astolfo Serra (sede das VTs da capital) e demais unidades do Tribunal, durante a Semana do Servidor.

Uma atividade que vem sendo reiterada durante a campanha Outubro Rosa é a solicitação de exames preventivos anuais, os quais deverão ser feitos de acordo com a faixa etária de cada mulher. As mulheres com idade até 39 anos deverão fazer exame preventivo de câncer de colo uterino (Papanicolau); ultrassonografias endovaginal e de mamas. As mulheres com idade a partir de 40 anos, além dos exames já citados, deverão fazer a mamografia e avaliação hormonal.

Os exames poderão ser solicitados pelo ginecologista de cada paciente ou por qualquer médico do TRT e deverão ser entregues no Serviço de Saúde no mês de aniversário da magistrada ou servidora. Se os resultados forem apresentados até dois dias antes do aniversário, a magistrada ou a servidora terá direito a dois dias de folgas sujeitas à compensação, conforme Parágrafo 1º da Portaria GP nº 156/2012, que institui o Programa de Saúde da Mulher, no âmbito do TRT-MA.

Outubro Rosa 

O laço cor-de-rosa foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990. Com a aprovação do Congresso Americano, o mês de outubro tornou-se o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama, comemorado hoje em todo o mundo. A cor do laço rosa simboliza, mundialmente, a luta do movimento com a participação da população, empresas e entidades. A primeira iniciativa vista no Brasil foi a iluminação em rosa do Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo, em 02 de outubro de 2002. A iniciativa foi de um grupo de mulheres simpatizantes da campanha.
FONTE: O IMPARCIAL

0 comentários:

Postar um comentário