A principal finalidade da semana é mobilizar a população, em especial crianças e jovens, em torno de temas e atividades de ciência e tecnologia (C,T&I), valorizando a criatividade, a atitude científica e a inovação.
“É um evento grandioso que busca difundir o conhecimento científico e as inovações tecnológicas por meio de trabalhos e experiências e que, neste ano, traz um tema que merece atenção de todos: mudanças climáticas, desastres naturais e prevenções de risco”, declarou Olga Simão, secretária de Estado da Ciência e Tecnologia que, junto com a diretora da Fapema, Rosane Guerra, está acompanhando toda a programação.
Na área de 7.000 metros quadrados onde o evento será realizado, serão montados 38 estandes, 5 auditórios, tendas, onde serão realizadas palestras, exposições de pôsteres e protótipos de inovação e mini-cursos. Ainda como novidade da programa, a atividade “Noite no Museu”, que tem a parceria do Centro de Pesquisa de História Natural e Arqueologia do Maranhão.
O objetivo dessa atividade é inovar e motivar os jovens a exercitarem a leitura, a escrita e o desenho. Para tanto, o participantes da atividade contarão com auxílio dos monitores do centro de pesquisa que irão conduzi-los nas atividades onde os participantes farão uma viagem ao passado remoto acerca de 95 milhões de anos atrás, quando o Maranhão era povoado por dinossauros, reptes voadores, crocodilos de 50 cm a 6 metros de comprimento e inúmeros outros habitantes pouco conhecidos. Além disso, haverá uma dramatização das lendas maranhenses e um painel interativo.
Uma atração que foi sucesso na edição da semana no ano passado estará de volta este ano: o planetário, bastante procurado pelos estudantes. “Queremos criar ambientes de aproximação da sociedade com a ciência e tecnologia, que são estratégicas para se promover o desenvolvimento”, destacou Rosane Guerra.
O evento, aberto ao público em geral, une no mesmo espaço instituições de ensino e pesquisa, universidades, professores, pesquisadores, todos juntos para debates dos diversos aspectos e as evidências científicas sobre o impacto das atividades humanas no clima do planeta e principalmente, sobre as medidas preventivas mais adequadas a serem adotadas em escala local e global.
O governo também está apoiando eventos no interior do estado. Os municípios interessados em realizar atividades durante a semana podem entrar em contato com a Secretaria de Ciência e Tecnologia ou com a Fapema para parcerias. Nos municípios de Caxias, Chapadinha e Bacabal serão realizadas atividades com o apoio da Fapema. Os projetos foram aprovados por meio do edital de incentivo Programa de Apoio a Popularização da Ciência e Tecnologia/Semana Nacional De Ciência e Tecnologia – SCT, que contemplou 15 projetos com recursos que variam de R$ 2 mil a R$ 4mil.
ASCOM GOV.
0 comentários:
Postar um comentário