sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Maranhão vai lançar Plano Maior 2020 na Feira das Américas no Rio de Janeiro


O Plano prevê ações que organizam o setor para os próximos 10 anos.
 O Governo do Maranhão por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), lança nesta quarta-feira, dia 19, o Plano Estratégico de Turismo do Maranhão – Plano Maior2020. O lançamento acontece durante a Feira das Américas 2011 que se estende até o dia 21, no Rio Centro Exhibition & Convention Center, no Rio de Janeiro – RJ.
 O Plano Maior 2020 é a política de governo que prevê ações que organizam o setor para os próximos 10 anos, com investimentos na ordem de 50 milhões em programas de desenvolvimento, infraestrutura, urbanização, saneamento e promoção.
De acordo com o Secretário de Turismo do Estado, Jura Filho, a expectativa é que a atividade turística, essencial para a economia do estado, possa crescer cerca de 10% ao ano até 2020, recolocando assim o Maranhão de volta a vitrine do turismo no Brasil e no mundo. “Além do crescimento econômico também trabalhamos o aumento no numero de turistas, hoje com 1,97 milhões para 2,6 milhões até 2014, nosso desafio, completa, é recuperar o imenso potencial turístico do estado”.

Plano Maior 2020
O Plano foi desenvolvido pela Chias Marketing, empresa que realizou o primeiro Plano Maior, que norteou as ações do turismo local entre 1999 e 2003.

Para esta versão, foram cerca de dez meses de trabalho. A empresa realizou pesquisa em 64 municípios do estado com 250 entrevistas e a captação de mais de 6 mil imagens.
O Plano foi estruturado classificando os pólos turísticos, por ordem de importância, em indutores (São Luís, Lençóis e Chapada das Mesas), estratégicos e de desenvolvimento. Turismo de aventura, cultura, ecoturismo, entretenimento, praias, de negócios, histórico, e náutico foram os segmentos de produtos considerados na classificação.
O Plano também mapeia os mercados emissores com maior potencial para o Maranhão, no Brasil e no mundo, além de definir a estratégia de comunicação entre turistas e o trade turístico.
ABAV 2011
Durante o evento, a Setur preparou dois espaços: o institucional e o de comercialização, os estandes temáticos mostram as potencialidades naturais do Maranhão, com suas riquezas naturais, arquitetônico e cultural.

O estande institucional vai reproduzir as belezas do Maranhão por meio de fotos dos Pólos São Luís, Lençóis e Chapada das Mesas, além de amplo e inédito material promocional, como guia de serviços e informe executivo (Brookside) que será distribuído para o trade e jornalistas.
Outra novidade é que o visitante que passar pelo estande leva para casa uma foto sua em um dos cenários do Maranhão além de um brinde surpresa. As delícias da cozinha regional, entre elas o doce de espécie, amêndoas, biscoito Zé Pereira e o guaraná Jesus também marcam presença.
No estande de comercialização, terá sala de treinamentos totalmente equipada. No local, a Setur, em parceria com a ABAV e Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), vai promover cursos e treinamentos para agentes e operadores que serão presenteados ao final dos cursos com brindes. “Estamos prontos e buscando ainda mais profissionalizar a participação do nosso estado nas feiras nacionais e internacionais, o que em médio prazo vamos conseguir gerar importantes negócios para o incremento do turismo e geração de emprego e renda para a população”, concluiu Jura Filho.
Feira das Américas
O Congresso Brasileiro das Agências de Viagens e a Feira das Américas são considerados as maiores vitrines do continente americano. Sob o tema “Brasil Bem Sucedido: Oportunidades e Novas Atitudes para o Turismo”, o evento conta com palestras e discussões, preparando os profissionais para o futuro da indústria.

A Feira das Américas – ABAV, realizada anualmente, apresenta os produtos, serviços e destinos de vários expositores de todas as partes do mundo, para um público altamente qualificado, em busca de networking e negócios.
Fonte: Setur-MA

0 comentários:

Postar um comentário