quarta-feira, 31 de julho de 2013

Santa Inês a caminho de ser um grande produtor de abacaxi


É bem verdade que as primeiras sementes estão apenas germinando quando o assunto é plantio de abacaxi em larga escala em Santa Inês, mas é a partir desse pontapé inicial que a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Piscicultura da Prefeitura de Santa Inês planeja colocar em prática um projeto pioneiro que poderá tornar o município autossuficiente em consumo e ainda produzir para exportar o abacaxi para outras cidades da região e até mesmo industrializar o fruto nos próximos anos.

Para colocar em prática essa ideia, a equipe da Secretaria de Agricultura de Santa Inês já caiu em campo e desenvolve um projeto onde mantém um viveiro para produção de mudas de abacaxi. De acordo com o secretário de Agricultura da Prefeitura de Santa Inês, Fabrício Morais Filho, essas primeiras mudas serão distribuídas para produtores da agricultura familiar do município. "A intenção é tornar o município de Santa Inês um grande produtor de abacaxi", destaca o secretário.

Fabrício explica que o viveiro fica em uma área do Bairro Ceplac e já possui 10 mil pés de abacaxis plantados. No mesmo terreno, mais 10 mil mudas foram plantadas. A perspectiva é que 160 mil mudas sejam tiradas desses 20 mil pés de abacaxis. "A variedade que estamos implantando em Santa Inês é da região de Turiaçú (cidade que produz o abacaxi mais doce do Brasil). A Universidade Estadual do Maranhão fez um estudo e concluiu que esta variedade é compatível com o solo do nosso município. Teremos uma vasta produção!", prevê Osvaldo Luís Feitosa Costa, técnico agrícola da Secretaria de Agricultura de Santa Inês.

Segundo Fabrício Morais, os rendimentos em torno do abacaxi são bons e a expectativa de crescimento econômico no município por meio da comercialização da fruta é grande. "Atualmente, um abacaxi custa em média R$ 2,50. Como a variedade que estamos implantando é de ótima qualidade, a comercialização é certa!", conclui o secretário de Agricultura.

FONTE: O Imparcial

0 comentários:

Postar um comentário