O Sudeste é a região do país que mais concentra médicos, são pouco mais de dois para cada mil habitantes. Já na região Nordeste esse número cai e o Maranhão é o último da lista com o pior índice, menos de um médico para atender mil pessoas.
O fato do Sudeste está acima da média nacional se explica pela região ser bem servida de infraestrutura e de recursos que ajudam a manter os profissionais não só nos grandes centros, mas principalmente em regiões mais afastadas e comunidades dos interiores de estados como Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Espírito Santo.
Segundo o Ministério da Saúde, dos 360 mil médicos em atividade no Brasil em 2012, 206 mil trabalhavam na região Sudeste. Destes apenas 4% dos registrados em conselhos estão na região Norte. A porcentagem equivale a 0,9 médico por mil habitantes.
De acordo com o Conselho Regional de Medicina do Maranhão, um médico ganha em média dois mil reais por 20 horas de trabalho semanais.
A alternativa do governo para sanar a problemática é contratação de médicos estrangeiros sem a revalidação, prova necessária para analisar a qualificação do profissional da saúde.
A medida está sendo amplamente contestada pelo médicos brasileiros que não concordam com a vinda de estrangeiros.
Nesta quarta-feira (3) os conselhos realizaram paralização em vários estados, em paciatas pelas ruas eles se manifestavam contra a medida do governo. Em São Luís a caminhada percorreu as ruas do centro da cidade até a prefeitura municipal.
FONTE: O Iparcial
sexta-feira, 5 de julho de 2013
Maranhão tem apenas um médico para cada dois mil habitantes
julho 05, 2013
No comments
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário