quarta-feira, 17 de julho de 2013

Prefeitura de São Luís sela parceria com governo do Estado para realizar 7ª FELIS


Para realizar a maior Feira do Livro da história da cidade, a Prefeitura de São Luís, por meio da Fundação Municipal de Cultura, tem buscado reforço em diversas parcerias. O primeiro passo para fortalecer o evento foi colocá-lo em local de destaque na geografia e na vida da cidade. Assim, pela primeira vez a FELIS será montada no centro histórico da capital, igualando-se em riqueza de cenário cultural ao mais famoso evento nacional do gênero, a Festa Literária de Paraty.


A Secretaria de Estado da Cultura atendeu solicitação da FUNC e, em reunião realizada nesta terça, 16, formalizou a cessão dos equipamentos públicos sob sua responsabilidade localizados no centro histórico. Por meio da parceria, a feira contará com o Centro de Criatividade Odylo Costa, filho (compreendendo Sala Valdelino Cécio, mezanino e Teatro Alcione Nazaré), Teatro João do Vale, Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho, Escola de Música e Casa de Nhozinho para suas atividades.


Já a Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia cedeu o auditório da Univima (Rua Portugal).


Pela primeira vez


O centro histórico como sede não será o único fato inédito da 7ª FELIS. É pela primeira vez que o evento contará com um convidado internacional. O escritor norte-americano Benjamin Moser, que ficou conhecido no Brasil por assinar a biografia mais completa da escritora Clarice Lispector, tem encontro marcado com os maranhenses na principal palestra do dia 30 de setembro, com o tema “Que mistérios tem Clarice”.


E também esta será a primeira vez que a FELIS aproveitará espaços públicos que integram a arquitetura e o cotidiano da capital (teatros, praças e auditórios). Isso significa ocupação de qualidade dos espaços públicos e economia nos custos de montagem.


Em sua sétima edição, a FELIS terá Nauro Machado como patrono e rende homenagens a Zelinda Lima, Salgado Maranhão e à memória de Catulo da Paixão Cearense e Aluisio Azevedo. Em correalização com o SESC, a FUNC também tem parcerias firmadas com as universidades federal e estadual do Maranhão, secretarias estadual e municipal de educação, Associação dos Livreiros do Estado do Maranhão (Alem), entre outros. E conta novamente com patrocínio da Vale.


fonte: Blog do Raimundo Garrone

0 comentários:

Postar um comentário