terça-feira, 30 de agosto de 2011

Uema lança livro sobre comunidades tradicionais do Maranhão

O livro "Insurreição de Saberes: práticas de pesquisas em comunidades tradicionais", sobre comunidade tradicionais do Maranhão será lançado, nesta quarta-feira (30), às 9h, no auditório do Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais (Cecen), no Campus da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), em São Luís.

A publicação é organizada pelos pesquisadores Cynthia Carvalho Martins, Helciane de Fátima Abreu Araújo, Aniceto Cantanhede Filho e Arydimar Vasconcelos Gaioso.

Iniciativa do Grupo de Estudos Socioeconômicos da Amazônia (Gesea) da Uema, a obra é resultado do Curso de Especialização "Sociologia das Interpretações do Maranhão: povos e comunidades tradicionais, desenvolvimento sustentável e políticas étnicas", implantado em 2008, a partir de um convênio firmado entre a Uema/Gesea, Fundação de Amparo a Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema) e a Secretaria de Estado de Igualdade Racial (Seir).

O curso capacitou pesquisadores, gestores públicos, profissionais do movimento social, quilombolas e militantes objetivando pensar a situação dos povos e comunidades tradicionais do Maranhão, mais precisamente da sistematização e reorganização dos trabalhos finais dos alunos.
No lançamento, a professora Cynthia Carvalho Martins, coordenadora do Gesea/PNCSA, uma das mais destacadas cientistas sociais da atualidade no Maranhão, falará sobre o livro.

As pesquisas incluídas na publicação são de autoria de Davi Pereira Júnior, Raimundo Maurício Paixão, Jorrimar Carvalho de Sousa, João Damasceno Gonçalves Figueiredo Júnior, Dorival dos Santos, Ana Carolina Magalhães Mendes, Mari-Vilma Maia da Silva, Gyordanna Patrícia Pereira Silva, Carla Georgea Silva Ferreira, Valderiza Barros, Antonio Henrique França, Ana Gissele Soares Coelho, Silvio Sergio Ferreira Pinheiro. Eles relatam suas experiências de pesquisa e relevância no Curso de Especialização.

Com informações da Secretaria de Comunicação Social do Estado

0 comentários:

Postar um comentário