terça-feira, 30 de agosto de 2011

Iphan realiza fórum de discussões sobre o bumba meu boi do Maranhão

O Teatro Alcione Nazaré será palco do fórum "Bumba meu boi do Maranhão: Patrimônio Cultural do Brasil", nesta sexta-feira (2), de 8h às 22h. O evento realizado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no Maranhão (Iphan) é uma oportunidade para discutir aspectos históricos, estéticos e religiosos do bumba meu boi.
No início do encontro será apresentado o dossiê de Registro do Complexo Cultural do Bumba meu boi do Maranhão. Durante o dia serão realizadas três mesas redondas com a proposta de discussão sobre as dimensões do bumba meu boi. Ao fim da tarde, será lançado o vídeo "Bumba meu boi: festa e devoção no brinquedo do Maranhão". A obra ressalta toda a tradição do Bumba-boi e sua influência e importância para o Maranhão e para o Brasil.
Outro lançamento é do livro "Bumba meu boi: som e movimento". Após os debates e os lançamentos, grupos de bumba meu boi de orquestra se apresentarão: a costa de mão, zabumba, baixada e matraca.
O Teatro Alcione Nazaré fica no Centro de Criatividade Odylo Costa, Rampa do Comércio, Praia Grande.

0 comentários:

Postar um comentário