terça-feira, 30 de agosto de 2011

Grupo com brasileiro descobre duas estrelas com 80 massas solares

Um grupo de astrônomos liderados pelo brasileiro  Alexandre Roman-Lopes descobriu duas estrelas com 80 vezes a massa do Sol. Os astros receberam os nomes de WR20aa e WR20c. A descoberta é um dos temas da edição de setembro de uma publicação da Sociedade Astronômica Real inglesa.

A dupla foi encontrada nas imediações de Westerlund 2, um aglomerado de estrelas localizado a 26 mil anos-luz de distância da Terra. Segundo os astrônomos, as estrelas teriam nascido e sido "expulsas" do centro de Westerlund 2 durante os primeiros anos de formação do aglomerado.

Ao analisar as informações vindas das estrelas em ondas infravermelhas, os astrônomos puderam compará-las a duas outras estrelas já conhecidas naquelas região: WR20a e WR21a. Esses astros indicaram aos cientistas que a massa das duas novas estrelas é provavelmente próxima a 80 vezes a do Sol.















O aglomerado de estrelas Westerlund 2, localizado na direção da constelação da Quilha (ou Carina, em latim), onde a dupla de estrelas pode ter 'nascido' (NASA)

0 comentários:

Postar um comentário