terça-feira, 13 de julho de 2010

Fidel Castro aparece ao vivo na TV pela primeira vez em quatro anos

O presidente cubano Fidel Castro participou nesta segunda-feira de um programa de entrevistas da TV estatal cubana. Em sua segunda aparição pública em uma semana, o líder cubano de 83 anos acusou os EUA de terem afundado uma embarcação sul-coreana, o que elevou as tensões entre o governo de Seul e o de Pyongyang, na Coreia do Norte. Ele também falou sobre o programa nuclear do Irã e sobre o futuro do Oriente Médio.

O ex-comandante vestia um agasalho esportivo verde escuro e preto, com uma camisa xadrez por baixo, e falava baixo e devagar. Ele foi entrevistado pelo jornalista Randy Alonso. "Mesa Redonda" é um programa em que as autoridades cubanas falam sobre suas posições sobre temas atuais e é transmitido em cadeia de rádio e televisão.

Fidel, de 83 anos, foi oficialmente substituído como presidente de Cuba pelo seu irmão Raul, em 2008, após passar por várias cirurgias que o mantiveram à beira da morte em 2006. A última aparição pública de Fidel Castro foi em um discurso oficial em 26 de julho do mesmo ano. Desde então, Fidel não tem aparecido em público, mas se manteve politicamente ativo, escrevendo artigos ao jornal e recebendo os líderes aliados, com quem muitas foi visto em fotografias.

Castro mantém o cargo de primeiro-secretário do Partido Comunista. A blogueira B., que faz parte de uma rede de jornalistas da Internet que defendem os pontos de vista da revolução liderada por Fidel Castro em 1959, disse que soube da presença do ex-presidente cubano depois de ele já ter deixado o centro.

Na última quarta-feira, Fidel Castro visitou o Centro Nacional de Investigação Científica (CNIC), em Havana, de acordo dois blogs ligados à Revolução. Várias fotos do ex-ditador foram postadas durante a sua ida à instituição (Veja aqui) . Nas imagens, Fidel aparece sorrindo e conversando com os funcionários da instituição.

- Hoje (quarta-feira) tivemos a honra de receber Fidel (Castro) em uma visita surpresa ao CNIC -, disse a blogueira oficial Rosa C. B, em seu site, fazendo alusão a uma visita do ex-ditador na semana passada.

As fotos também foram publicadas por um outro blog que defende as ideias do Governo.

O CNIC é um centro de ciência fundada por Castro em 1965 que as pesquisas nas áreas de ciências naturais, biomédicas e da tecnologia. A instituição é responsável pela pesquisa, fabricação e comercialização de produtos como o famoso policosanol PPG, que é usado para reduzir o colesterol e prevenir enfermidades de origem vascular. Enquanto esteve no poder, Castro estimulou o desenvolvimento da biotecnologia no país, tornando-se um dos maiores ganhadores de divisas da ilha empobrecida.

O presidente venezuelano, Hugo Chavez, no ano passado, disse que Fidel Castro chegou a andar pelas ruas de Havana, mas não foi encontrada nenhuma evidência. Um funcionário do governo disse que não poderia confirmar se Fidel Castro visitou o Centro Nacional de Pesquisa na quarta-feira.

FONTE: o Imparcial

0 comentários:

Postar um comentário