sexta-feira, 30 de julho de 2010

CMDPD disponibiliza qualificação profissional e inclusão de deficientes

FONTE: O Progresso

A luta pelos direitos das pessoas com deficiência tem sido fortalecida com o trabalho desenvolvido pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, em Imperatriz. A informação é da presidente do Conselho, Maria da Conceição Silva.

Segundo ela, a meta da entidade é lutar pela garantia de políticas públicas, inclusive a inserção de pessoas com deficiência no disputado mercado de trabalho, no Maranhão. “Em Imperatriz, os empresários tem garantido esse direito às pessoas com deficiência”, assegura.

Maria da Conceição destaca ainda a parceria firmada com a Prefeitura de Imperatriz, na gestão do prefeito Sebastião Madeira, que tem selecionado diversos servidores com deficiência para atuar no quadro de funcionários do município.

“Nós gostaríamos de ressaltar a iniciativa da secretária Dra. Conceição Madeira (Saúde) que demonstra, desde a época em que era titular da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), em inserir pessoas com deficiência na prestação de serviço ao município de Imperatriz”, enaltece ela, que informa a criação do “Banco de Curriculum” do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, cujo objetivo é preencher vagas na área administrativa, sendo necessário que o candidato tenha pelo menos o ensino médio completo.

Ela diz que a entidade selecionou seis candidatos com deficiência para preenchimento de vagas na Secretaria Municipal de Saúde (Semus), em Imperatriz. “A legislação garante a inserção de 5% de pessoas com deficiência no quadro funcional”, disse.

Maria da Conceição reitera ainda que no ano passado o Conselho firmou parceria com o Instituto Brasileiro dos Direitos da Pessoa com Deficiência para ajudar no trabalho de promoção e garantia dos direitos, qualificação profissional e inclusão das pessoas no mercado de trabalho, onde existem vagas na capital São Luís e cidades do interior do Maranhão.

0 comentários:

Postar um comentário