sexta-feira, 30 de julho de 2010

fonte: Do R7

Uma fotografia tirada pela sonda americana Viking 1 em 1976 parecia mostrar uma colina na forma de um rosto humano na superfície de Marte. Mas uma nova foto publicada nesta quinta-feira (29), tirada pela câmera de alta definição da Nasa (agência espacial dos EUA), HiRISE, finalmente mostrou o que a imagem realmente é: apenas uma grande, colina no meio do deserto marciano.

Essa é a imagem mais próxima já feita da face que, para alguns adeptos de teorias de conspiração, teria sido feita de prova de vida inteligente em Marte. A foto foi tirada pela HiRISE a bordo da sonda Mars Reconaissance, capaz de captar detalhes a 300 km acima da superfície do planeta.

A formação rochosa é formada por um topo e lados íngremes como um penhasco. A ”face” ficas na região chamada Cydonia e tem alguns quilômetros de comprimento e centenas de metros de altura.

Segundo a Nasa, a formação parecia um pouco com um rosto, com olhos, nariz e boca por causa do ângulo do Sol e de sua superfície de crateras.

Em comunicado, a agência espacial explicou a ilusão de ótica, dizendo que “a enorme formação rochosa, que lembra uma cabeça humana, é formada por sombras que dão a ilusão de olhos, nariz e boca”.

A foto foi tirada no dia 25 de julho a 18.73 km. A Viking 2 vai chegar à órbita de Marte no próximo sábado (7).

Ver rostos humanos em objetos inanimados é um fenômeno conhecido como pareidolia e explica por que muita gente acredita ver a face de Jesus em folhas de chá, nuvens até em torradas queimadas. O astrônomo Carl Sagan dizia que os humanos já vêm programados para encontrar rostos humanos em qualquer lugar, provavelmente por causa de nosso instinto de sobrevivência.

0 comentários:

Postar um comentário