quarta-feira, 20 de março de 2013

Marco Feliciano já teria renunciado à presidência da Comissão dos Direitos Humanos

O deputado Marco Feliciano (PSC-SP) teria renunciado, agora há pouco, à presidência da Comissão dos Direitos Humanos da Câmara. A notícia ainda não é oficial, mas o parlamentar teria entregue a carta de renúncia ao presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), que já vinha cobrando ao PSC a sua saída do cargo, devido à repercussão negativa que a escolha do nome do pastor teve para comandar a pasta.
Cúpula do PSC se reúne com presidente da Câmara Federal Reunião com Henrique Alves pode definir futuro de Feliciano em comissão Deputados criam Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos Humanos
Nesta quarta-feira à tarde, ocorreu um novo tumulto na comissão, e Feliciano apenas abriu a reunião e deixou o plenário com menos de oito minutos, após vaias, protestos e faixas de integrantes de movimentos LGBT.

O vídeo exibido na terça-feira no Twitter de Feliciano, com críticas aos deputados que se opuseram à sua indicação, foi a gota d'água para Henrique Alves. Um dos deputados com os quais o presidente da Câmara falou foi Chico Alencar (PSOL-RJ). Dezenas de parlamentares de vários partidos realizaram nesta quarta-feira um novo ato contra a manutenção do deputado à frente da comissão.

"O presidente da Câmara conversou comigo e disse que achou o vídeo altamente ofensivo. E que o deputado Feliciano não atendeu ao seu pedido de moderação. E disse que se empenharia em uma solução", disse Chico Alencar. O diálogo entre os dois ocorreu na noite de ontem.

Na comissão, nesta quarta-feira, além dos bate-bocas, houve uma situação inusitada. Convidado como expositor na audiência pública sobre transtorno mental, Aldo Zaiden, assessor da área de Saúde Mental do Ministério da Saúde, fez um discurso se referindo à polêmica gerada desde que Feliciano assumiu a comissão. "Os direitos humanos vivem um retrocesso", disse Zaiden, que foi interrompido pela confusão.

Quando a palavra iria voltar para ele, foi ameaçado por Jair Bolsonaro (PP-RJ). "O senhor se restrinja ao tema da audiência pública. Não faça discurso", disse Bolsonaro ao assessor, que se rebelou.

"Fui proibido de falar pelo deputado Bolsonaro. Não tenho o que fazer aqui", disse Zaiden, que levantou-se e foi embora, aplaudido pelos manifestantes contrários a Feliciano. A sessão foi encerrada.

0 comentários:

Postar um comentário