sábado, 2 de março de 2013

Abertas inscrições para o curso Formação Pela Escola


As inscrições para participação no Curso de Formação pela Escola para o 2º período de veiculação 2010, abertas nesta sexta- feira (1º) poderão ser feitas até o dia 15 de março. A capacitação faz parte do Programa Nacional de Formação Continuada a Distância nas Ações do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE/MEC). A inscrição pode ser feira.
O Programa Formação pela Escola é uma iniciativa do FNDE/MEC em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc)/Supervisão de Gestão Escolar (Suage) e tem como propósito contribuir para a melhoria da qualidade da gestão e fortalecimento do controle social dos recursos públicos destinados à educação.
Segundo a supervisora de Gestão Escolar da Seduc (Suage), Silvia Amélia da Silva Ledá, a capacitação possibilita a gestores e comunidade escolar, o controle e conhecimento de programas federais. "A formação pela escola representa uma oportunidade impar para que além dos gestores educacionais toda comunidade escolar tenha acesso a conhecer e acompanhar a execução dos programas federais na sua escola", disse.
O programa visa ainda contribuir para o fortalecimento da atuação dos agentes e parceiros envolvidos com execução, monitoramento, avaliação, prestação de contas e controle social dos programas e ações educacionais financiados pelo FNDE.
Silvia Ledá informou ainda que o Programa Nacional de Formação Continuada a Distância nas Ações do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação(FNDE/MEC) é ofertado por módulos.
"O Programa é trabalhado em seis módulos: transporte escolar, livro didático, alimentação escolar, prestação de contas, sistema de controle de orçamentos públicos e Recursos/Fundeb, dando oportunidade assim para que o cursista escolha o módulo de seu interesse", falou.
Neste módulo do Programa serão ofertados os cursos: Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB) e Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE). Ambos acontecerão no período de 18 de março a 25 de abril com carga horária de 40h.
Da capacitação podem participar: cidadãos que exerçam funções de gestão, execução, monitoramento, prestação de contas e controle social de recursos orçamentários dos programas e ações financiados pelo FNDE, como profissionais de educação da rede pública de ensino, técnicos, gestores públicos estaduais, municipais e escolares e qualquer cidadão que tenha interesse em conhecer as ações e os programas do FNDE.
A pré-matrícula é efetivada por meio de um formulário que está disponível no endereço eletrônico www.fnde.gov.br/index.php/formacao/consultas. O formulário deve ser preenchido com os dados completos do cursista, a indicação do(s) módulo(s) de interesse e, depois, ser entregue na Secretaria de Educação /Supervisão de Gestão Escolar (SUAGE), endereço: Rua Virgílio Domingues, nº741-São Francisco ou enviar para o e-mail: suage.educacao.ma@hotmail.com.
Para obter maiores informações os interessados podem ligar para SUAGE: fone (98) 3218-2364 ou (98) 3218-2327 das 9h00 as 19h.
FONTE: Divulgação/ Seduc

0 comentários:

Postar um comentário