quinta-feira, 28 de março de 2013

FESTA NA ACADEMIA BACABALENSE DE LETRAS


Ana Néres Pessoa Lima Góis
Francisco Brito


Para empossar a nova Diretoria e celebrar seu 12º aniversário a Academia Bacabalense de Letras - ABL, reuniu no sábado(23), na Escola de Música Santa Cecília, na cidade de Bacabal, a sua primeira Sessão Solene do ano. Um bom número de apreciadores da arte literária esteve presente. Simpatizantes da arte escrita, músicos, professores, escritores, compositores, poetas e artistas de terra.

Presentes, também ao evento, representantes das confrarias de letras de algumas cidades do Estado, entre elas a FALMA- Federação das Academias de Letras do Maranhão, representada pelo seu vice-presidente e membro da Academia Sambentuense, Álvaro Urubatan(Vavá), Joana Bittencourt, da Academia Pinheirense de Letras, Artes e Ciências - APLAC; Ana Néres Pessoa Lima Góis, da Academia Esperantinopense de Letras – AEL, Francisco Brito de Carvalho, da Academia Barra-Cordense de Letras - ABL,  membros efetivos da ABL bacabalense, e autoridades de Bacabal, que se destacaram nos discursos e abrilhantados pelos músicos da escola anfitriã, que antes da abertura das comemorações executaram hinos de boa audição, regidos pelo maestro Victor.

 O novo presidente empossado, poeta Zezinho Casanova, inovou quando de improviso discursou em tom poético, quebrando desta forma os protocolos vencidos pelo excesso de inspiração e, tomado do novo fôlego que se faz voz de comando na casa das letras bacabalenses. Não foi só de boas vindas o brado que adentrou a reunião acadêmica para festejar a posse da nova diretoria da ABL, e encabeçada pelo presidente, Zezinho Casanova, também não foi de repreensão o brado do poeta presidente, foi algo assim como um desabafo de amor às letras e àquela casa de ilustre colaboração para a cultura de Bacabal. No entanto, não se pode abater quem ama e trabalha pelo que acredita não se pode falar de fel se da boca mana o mel lírico que permeia e adoça a vida!

Uma Academia voltada para a cultura, para a arte popular, pois sabemos que a cultura emana do povo e para o povo! Uma Academia para a cidade, para as ruas e escolas da cidade! Lugares em que se constroem a cidadania e noção que se tem sobre o fazer artístico. Foi com essa vocação, com a qual se apresentou a nova diretoria ao tornar público seu plano de ação e objetivos.

Não é de hoje que as Academias do interior do maranhão tentam se diferenciar do modelo clássico antigo. Porém, enquanto se atrelarem às críticas lançadas de longe e de contextos diferenciados dos seus, não servirão de amparo para a cultura dos lugares em que estão fincadas. Vamos despir os fardões e fazer militância literária nas ruas e praças... Vamos nos desmistificar das páginas dos livros publicados e recitar, ensinar e palestrar nas escolas... Até quando vamos deixar que os quilômetros que nos separam da terra em que “ainda” fazemos parte de uma Academia nos impeçam pelo menos de dar nossa contribuição intelectual e financeira a ela? Não... Um enterro com a gala acadêmica não tornará uma vida imortal... Imortal é a história que deixamos pelos rastros de nossa própria escrita e ações em prol da instituição da qual fazemos parte!

São destes timbres as propostas apresentadas na noite de sábado, para os que se fizeram presentes na solenidade, aplaudidas pelos presentes e endossadas pelos discursos pronunciados por todos. Motivo para alegria, conquista e comemoração, foi que o poder público de Bacabal tenha estendido sem medidas a sua mão beneficiadora àquela instituição. Que seja imitado por outros dos arredores esse bom exemplo de compromisso com o fazer artístico que é também educacional.

Ao final da cerimônia e começo de uma nova administração, Costa Filho, empossado vice-presidente, com sua sensibilidade extraordinária, nos presenteou com o que podemos chamar de o ensaio das cadeiras desocupadas...  Porém, entre um “por quê” ou “por que” muitos “porquês” vieram em nossas mentes, enquanto a voz do poeta versava contundente em seu discurso encenação poética! E no auditório que o observava, não havia lacunas, pois o remanescente dos que são capazes de fazer a cultura estavam ali... Atônitos e maravilhados a sorver tão preciosa mensagem!

Após o banquete de pronunciamentos e poesia, pudemos nos confraternizar com aquela casa, à medida que satisfazíamos o paladar no coquetel e conversas em que todos estiveram interagindo, trocando experiências e conferindo a exposição da literatura bacabalense!       

Presidente eleito e empossado Zezinho Casanova, concedendo entrevista a emissora da cidade de Bacabal
Joana Bittencourt, da Academia Pinheirense de Letras, Artes e Ciências - APLAC; Ana Néres Pessoa Lima Góis, da Academia Esperantinopense de Letras – AEL; Costa Filho, da Academia Bacabalense de Letras, ABL; Álvaro Urubatan(Vavá), vice-presidente da Federação das Academias de Letras do Maranhão, e membro da Academia Sambentuense ;  Francisco Brito de Carvalho, da Academia Barra-Cordense de Letras - ABL.
Encontro que marcará a História da Literatura da Região do Mearim.
Francisco Brito da ABL, em seu discurso.
Presença marcante de autoridades da cidade de Bacabal.
Costa Filho e Francisco Brito registrando a visitada exposição da Literatura registrada em solo bacabalense.

0 comentários:

Postar um comentário