quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Braide pede mais investimentos contra o câncer

O deputado Eduardo Braide (PMN) fez um discurso na tribuna da Assembleia Legislativa nesta quinta-feira (3) manifestando solidariedade ao ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva, que foi acometido por um câncer de laringe. Ele também pediu mais investimentos para o combate à doença, defendendo a informação e o acesso aos serviços de saúde pública como meios eficientes para evitar casos críticos.
w
Eduardo Braide citou como exemplo o caso do ex-presidente Lula, que foi diagnosticado com um tumor de cerca de 3 cm, ou seja, em estado considerado avançado pelos médicos. Ele comentou que os tumores com até 1 cm de diâmetro são avaliados como estado inicial.
“No Brasil, o câncer de mama é a segunda maior causa de morte entre mulheres, perdendo apenas para os infartos”, citou. Ele destacou que esse tipo de câncer, se descoberto no início, apresenta grandes índices de cura. “Muitas das vezes isso acontece [o avanço da doença até a morte] pela simples falta de informação ou falta de acesso aos serviços de saúde pública”, avaliou.
Sobre o tipo de câncer que acometeu o ex-presidente Lula, Braide lembrou que a principal causa de tumor na laringe é a ingestão de bebidas alcoólicas e cigarros. Assim, ele avaliou que a Assembleia Legislativa do Maranhão deu um passo importante ao aprovar a criação do Fundo Estadual de Combate ao Câncer, destinando parcela do ICMS, 5%, sobre a venda de produtos derivados do tabaco e mais 3% sobre a venda de bebidas alcoólicas.
Ele destacou que a iniciativa está causando repercussões positivas: “recebi um telefonema de um deputado federal de Brasília que vai apresentar essa proposta [Fundo de Combate ao Câncer] em nível nacional”, afirmou.
fonte: Blog do Zeca Soares

0 comentários:

Postar um comentário