Empresários do segmento se unem para alcançar mais competitividade e obter descontos em compras coletivas
São Luís – O desejo de
mudar e adquirir novo olhar sobre o negócio tem motivado um grupo de 17
empresários de Coelho Neto, no Maranhão, a buscar na gestão a chave para
maior competitividade e sucesso no mercado. Eles participam do Projeto
Varejo Competitivo, executado pela Unidade de Negócios do Sebrae em
Caxias, para fortalecer o segmento de mini-mercados e mercearias do
município por meio da melhoria nos processos de gestão.
Ao ver os concorrentes como parceiros e
não meros competidores, os empresários descobriram a força do
associativismo, criando uma Central de Negócios que já está em vias de
ser formalizada.
“Enquanto aguarda os trâmites da
formalização, o grupo aprende a fazer compras coletivas, a negociar
preço junto a fornecedores e a realizar um rodízio de mercadorias para
não emperrar o estoque. Essa mudança advém das capacitações recebidas”,
informa a gestora do projeto, Larissa Gomes.
Empréstimo de mercadorias
Para a logística, os empresários utilizam
a sede própria da União dos Varejistas de Coelho Neto (Uvcon). As
mercadorias chegam e cada integrante do grupo se responsabiliza pelo seu
pedido. Quanto ao rodízio, o funcionamento é simples: quem precisa de
uma mercadoria toma emprestado de quem tem mais.
Num passado não tão distante, a visão de
trabalho associativo era inexistente entre os participantes do projeto
em Coelho Neto e empréstimo de mercadorias, impensável. “A lei do cada
um por si prevalecia. Agora entendemos que o melhor não é tirar vantagem
em tudo, mas aprender a cooperar”, revela Luiz Santos e Silva Filho, do
Mercadinho São Luiz.
Samme Ribeiro da Agência Sebrae
0 comentários:
Postar um comentário