domingo, 20 de novembro de 2011

Agricultores de Santa Luzia do Tide colhem 4.500 kg de cebola

Uma equipe de agricultores familiares do povoado Chapada do Seringal, distante 155Km de Santa Luzia, acompanhada por técnicos do Escritório Regional da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural do Maranhão (Agerp) de Santa Inês, colheu recentemente 4.500 quilos de cebola.
A comunidade que figura como o maior celeiro agrícola do município e da região central do Estado, é responsável pelo projeto pioneiro na região que compreende 540 metros quadrados de extensão e teve início na primeira semana de maio deste ano, quando foi realizado o plantio.
O produto colhido pelo grupo de colonos foi encaminhado para comercialização em feiras e supermercados locais, de acordo com a engenheira agrônoma Elismar Oliveira. “A idéia de plantar cebola foi da Agerp. Queríamos fazer uma experiência diferente e a partir daí pensamos em produzir cebola, projeto inusitado que deu certo e que nos incentivou a dar continuidade. Tão logo, colheremos a produção de tomate, recentemente plantada no local” disse Elismar Oliveira.
A iniciativa chamou a atenção de agricultores de outros municípios. Agora, quem se movimenta para produzir a hortaliça condimentar mais difundida no mundo são os produtores rurais de Alto Alegre do Maranhão, que também sob a coordenação de técnicos da agência, presidida por Jorge Fortes, começaram o processo de tratamento da terra, para em seguida fazer o plantio.
“Foi uma excelente experiência. Tínhamos curiosidade e agora já podemos expandir o que aprendemos a outros municípios e a outros grupos de agricultores”, ressaltou satisfeita a engenheira do órgão da regional de Santa Inês.
FONTE: jp

0 comentários:

Postar um comentário