domingo, 1 de agosto de 2010

Africano é o primeiro negro eleito para cargo público na Rússia

Jean Gregoire Sagbo, 48 anos, é um dos 10 vereadores eleitos na cidade russa de Novozavidovo, no mês passado. Natural do Benin, país do oeste africano, Sagbo é o primeiro negro a ser escolhido para ocupar um cargo público na Rússia.

Sagbo, que é casado com uma russa natural de Novozavidovo, mora no município há 21 anos e prometeu revitalizar a pobre cidade. Seus planos incluem programas para reduzir o número de dependentes de drogas, a limpeza de um lago poluído e a implantação de sistemas de calefação nas casas.

"Novozavidovo está morrendo", disse Sagbo em uma entrevista em um prédio em ruínas. "Esta é minha casa, minha cidade. Nós não podemos viver assim", disse o vereador, que recebeu o apoio do prefeito Vyacheslav Arakelov. "Sua pele é negra, mas ele está dentro da Rússia. A maneira como ele se preocupa com este lugar, apenas um russo poderia pensar assim", disse Arakelov.

'Estou em casa'

Segundo Sagbo, nem ele nem sua mulher queriam que ele entrasse na política, pois a encaravam como um negócio sujo e perigoso. No entanto, o conselho da cidade e os moradores o convenceram a concorrer a vereador.

Sagbo já havia demonstrado seu impulso cívico: ele havia limpado a entrada do prédio onde mora, plantado flores no local e gastado seu dinheiro em melhorias para a rua. Além disso, há 10 anos, Sagbo organizou voluntários e começou o que se tornou um dia anual de coleta de lixo.

Jean Gregoire Sagbo não é o primeiro negro a tentar entrar na política russa. Há um ano, Joaquin Crima, da Guiné-Bissau, concorreu a líder de um distrito no sul da Rússia, mas foi derrotado. Crima havia sido chamado pela mídia de "Obama da Rússia", e jornais já transferiram o apelido para Sagbo, que se irritou.

"Meu nome não é Obama. É sensacionalismo", disse ele. "Ele é negro e eu sou negro, mas é uma situação totalmente diferente". O vereador diz ainda que não se sente vítima de racismo na cidade. "Eu sou um deles. Estou em casa aqui", disse Sagbo.


As informações são do Terra

0 comentários:

Postar um comentário