domingo, 1 de agosto de 2010

Cientistas identificam células causadoras do câncer de próstata

Os pesquisadores da Universidade da Califórnia observaram que as células-basais que foram retiradas de tecidos da próstata humana, desencadeou a forma do câncer em camundongos com sistemas imunológicos debilitados. Os resultados foram publicados nesta sexta-feira na revista Science.

A descoberta indica que estas células podem ser as verdadeiras culpadas por trás da doença. Anteriormente, acreditava-se que as células luminais, que preenchem os canais da próstata e são geradas pelas basais, estavam na origem do câncer.

Os experimentos começaram quando os cientistas introduziram nos ratos amostras dos dois tipos de células - basal e luminal - e ficou constatado que as células que formam os tumores são quase idênticas às luminais, porém quando separadas uma da outra, apenas os ratos com as basais geraram tumores.

Anthony Smith, diretor do comitê de mídia da Associação Norte-Americana de Urologia, comentou os resultados: “Essa descoberta vai nos ajudar a enumerar a sequência de etapas até que células normais evoluam para cancerígenas. Conhecendo as etapas que levam ao câncer, mais fácil será preveni-lo”.

0 comentários:

Postar um comentário