domingo, 21 de janeiro de 2024

FALMA realiza reunião de trabalho em Bacabal

 

A FALMA- Federação das Academias de Letras do Maranhão -  realizou no município de Bacabal, nesta sábado(20) a primeira reunião descentralizada da instituição, o objetivo é fortalecer os laços da Federação com academias de letras, artes e ciências existentes nos municípios. A reunião ocorreu no Salão Nobre do Hotel Santa Maria e contou representantes de academias de São Luis, Viana, Buriti, São Bento e Bacabal.

A reunião  contou com a participação dos Vereadores Manuel da Concórdia e Venâncio do Peixe, ambos reafirmaram o apoio à cultura bacabalense através da Academia Bacabalense de Letras e confirmaram que a Prefeitura de Bacabal autorizou a localização de um terreno para doação à ABL onde será construída sua sede própria.

A reunião foi conduzida pelo Presidente da Falma, escritor César Brito, que entre outras coisas deliberou sobre  uma carteira de serviços: plano de saúde, carteira de sócio, convênio com uma pousada de qualidade com preços acessíveis. A diretoria informo que em agosto, em data a ser em breve confirmada, haverá no município de Barreirinha o Grande Encontro das Academias do Maranhão. Discutiu-se também, a necessidade  de uma contribuição financeira anual da Academias para FALMA realizar melhor seus trabalho de assessoria às instituições literárias.

Durante a reunião a ABL - Academia Bacabalense de Letras - falou do projeto de realização de uma Feira ou Festa Literárias, com a venda de livros, lançamentos, roda de conversa e outras atividades de incentivo à leitura. A Falma se disponibilizou  a apoiar na realização do evento.

Após o encerramento da  pauta da reunião . Cel Carlos Furtado Presidente da Academia Maranhense de Ciências, Letras e Artes Militares, entregou à Liduina Tavares, Presidente da ABL alguns presentes desua Academia. Liduína Tavares, por sua vez, presenteou  à Falma com uma obra literária de autor Bacabalense.

Todos os presentes na reunião fizeram uma avaliação positiva do encontro que deu à falma subsídios para seu plano de trabalho para o ano de 2024. A escritora Liduína Tavares assumiu o cargo de Delegada da Mesorregião Central no Conselho de Representantes da Falma, ficado responsável de ser o elo entre as academia da região e a diretoria da Federação.













0 comentários:

Postar um comentário