terça-feira, 13 de agosto de 2013

EDUCAÇÃO: IFMA afirma que está fora do SISUTEC por falta de estrutura física


Ontem foi o último dia de adesão ao Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec), instituído pelo Ministério da Educação. Mas conforme denúncia feita pelo deputado Rubens Pereira Jr. (PCdoB), na Assembleia Legislativa do Maranhão no dia 07 deste mês, o Maranhão foi o único estado fora do programa. Em nota enviada a reportagem de O Imparcial, o Instituto Federal de Tecnologia do Maranhão (IFMA) justifica que a instituição não tem estrutura física para aderir ao programa.

“Para que o Instituto possa atender a essa nova demanda há a necessidade de finalizar estruturas físicas, que serão concluídas em 2014”, informa o IFMA através de nota enviada pela assessoria de Comunicação da instituição. O deputado Rubens Pereira Jr, em entrevista a O Imparcial voltou a lamentar que nenhuma instituição técnica ou de ensino superior pública ou privada do Maranhão tenha se inscrito: “As justificativas apresentadas não satisfazem. Os jovens têm direito a fazer os cursos técnicos que seriam custeados pelo governo federal.”, disse.

Com o Sistema para Cursos Técnicos, o governo federal ofereceu a possibilidade de profissionalização aos mais de 5 milhões de alunos que ainda não tiveram acesso ao ensino superior. Só nesta primeira edição, o Sisutec ofereceu em todo o país mais de 239 mil vagas em 586 instituições de ensino espalhadas nos 25 estados e DF. O Ceará, por exemplo, tinha 6.125 vagas disponíveis aos alunos de baixa renda que fizeram o Enem, não foram aprovados, mas que obtiveram uma nota maior que zero na redação. No Piauí, 2.772 vagas estavam disponíveis aos jovens que desejavam fazer um curso profissionalizante.

O parlamentar ainda chegou a defender na ocasião da denúncia que a Comissão de Educação da Assembleia requeresse junto ao ministro da educação, Aloizio Mercadante, a reabertura do prazo deinscrição das instituições e dos alunos maranhenses. Mas o IFMA disse somente que irá lançar edital ainda neste mês para o Seletivo Público de Ingresso nos Cursos Técnicos, com a oferta de vagas para cursos nas modalidades integrada, concomitante e subsequente (sendo esta ultima objeto de interesse do Sisutec).

A Instituição ainda na nota esclarece que estuda a viabilidade de ofertar vagas para o próximo ano por meio do Sisutec, com a finalização de obras e implantação de novos campis: “O Instituto vai ter 34 unidades funcionando em 2014.” E acrescenta na parte final da nota que o IFMA já atende esses objetivos e, ao estudar a viabilidade de ofertar vagas no próximo ano por meio do Sisutec, o Instituto reafirma seu compromisso de contribuir para a melhoria da qualidade do ensino público no Maranhão.

Posicionando-se sobre a nota o deputado Rubens Jr. Disse que o IFMA ao justificar que já faz esse trabalho sem o Sisutec exclui duas coisas: “Uma a seleção nacional que é a essência do Sisutec e a outra é descaracterizar todo o programa do governo federal. Dos males o menor dizer que no próximo certamente estará escolas cadastradas, mas o prejuízo já ficou e o Maranhão ficou fora do Sisutec”, lamenta Rubens.
fonte: O Imparcial

0 comentários:

Postar um comentário