terça-feira, 13 de agosto de 2013

Atletas de Pio XII são premiados em Campeonato de Jiu-jitsu


Durante dois dias a capital do Piauí, Teresina, foi cenário da maior competição de jiu-jitsu da região norte e nordeste do Brasil. O estado sediou o edição do Norte-Nordeste de jiu-jítsu, que reuniu cerca de 500 atletas disputando em oito categorias: pré-mirim, mirim, infantil, infanto-juvenil, juvenil, adulto, máster, sênior, todas nos grupos masculinos e femininos. O número de estados disputando em todas as categorias foi de 16.

As lutas aconteceram no ginásio do Colégio Einstein, zona leste de Teresina. Foi lá que 20 atletas do Vale do Pindaré, da região Oeste Maranhense, se consagram campeões e vice-campeões. Os lutadores venceram nas categorias masculinas mirim, infantil e infanto-juvenil.

"Eu treinei bastante, passe quase todas as minhas férias na academia. O meu mestre investiu pesado em mim, e agora sou vitorioso". Conta Mateus, de 15 anos, vencedor na categoria infanto-juvenil.

As idades dos atletas variam de 8 a 17 anos, eles são das cidades Santa Inês, Pindaré Mirim e Pio Xll. De acordo com o treinador dos jovens medalhistas, o professor Antônio Martins, os desafios começaram antes mesmo das lutas no ginásio do Colégio Einstein.

"Viajamos na raça, tivemos pouco apoio, quase nenhum patrocinador. A maioria dos nossos atletas são crianças, o que dificulta ainda mais em questões de viagem, principalmente para outros estados, a atenção tem que ser redobrada. Mesmo assim não nos intimidamos, treinamos bastante viemos e estamos colhendo os frutos". Conta o treinador Antonio Martins.

A falta de patrocínio e apoio já é comum no universo esportivo, ainda mais nos ramos da arte marcial. Essa problemática se estende ainda mais em municípios distantes e fora do reduto da capital maranhense, São Luis. A maioria dos lutadores de artes marciais no Maranhão precisam se auto custear para disputar competições pelo Brasil.

"Essa falta de ajuda nos motiva ainda mais a persistir, somos munidos pela paixão a arte, o fato de não termos apoio nos entristece, mas superamos esse problema com as nossas vitorias e muita força de vontade" . Desabafa Antonio

Os atletas treinaram intensamente nas cidades de Santa Inês e Pindaré Mirim. No total 29 jovens disputaram as lutas no campeonato, dos quais 12 se consagraram campeões e oito vice-campeões.

FONTE: O Imparcial

0 comentários:

Postar um comentário