sábado, 10 de agosto de 2013

Primeiro casamento Gay do Maranhão aconteceu ano passado em Bacabal


Toda a imprensa divulgou durante a semana passada a realização da união homoafetiva de Ruber Paulo Marques de Souza e Armando Souza Filho, como o primeiro casamento Gay do Maranhão, porém o Blog do Neto Ferreira, recebeu informação de que, na verdade, o primeiro casamento gay foi em novembro do Ano passado na cidade de Bacabal.

Veja a matéria do site Catro Digital, que registrou a união em novembro de 2012.


Foi realizado em Bacabal – MA o primeiro casamento homoafetivo. A cerimônia aconteceu no final da tarde do dia 16 de novembro de 2012, no Salão do Juri do Fórum de Justiça. Gilmar Silva Berredo (42 anos) e Júlio Pereira da Silva (38 anos) trocaram as alianças e oficializaram uma relação que já durava 19 anos.

O fato inédito em Bacabal – primeiro casamento na cidade entre pessoas do mesmo sexo – chamou a atenção de toda população. Uns aprovando o acontecimento, ressaltando o livre arbítrio e a evolução dos tempos, e outros reprovando totalmente essa situação.

O Grupo Flor de Bacaba, formado por LGBTs de Bacabal (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros) deu total apoio ao casamento. E neste domingo (18) o grupo organiza a Parada Gay 2012 de Bacabal, que vai percorrer as principais ruas da cidade.

Mas apesar de ser novidade em Bacabal, o reconhecimento do casamento entre pessoas do mesmo sexo no Brasil tem ocorrido desde 2004. As uniões do mesmo sexo agora utilizam-se das disposições de diversos princípios constitucionais e à ausência de legislação proibitiva no Brasil.

Em 2011, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que casais do mesmo sexo têm o direito legal a essas uniões e estabeleceu uma base jurídica para uma futura legislação sobre os direitos matrimoniais das uniões de mesmo sexo. Mas apesar dessa legislação ainda não existir, quem quiser casar com outra pessoa do mesmo sexo, pode fazer isso atualmente sem nenhum problema.





VIA Blog do Neto Ferreira

0 comentários:

Postar um comentário