terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Sites sobre rios tentam conscientizar de que saúde deles interfere na saúde de todos

População deve se envolver mais com o dia-a-dia do meio ambiente

Sites de acompanhamento de rios. É nesta prática que ambientalistas, jornalistas e grupos de comunicação estão apostando para fazer sua parte pela conservação e recuperação ambiental destes ecossistemas fundamentais para a vida sobre o planeta.
Segundo os norte-americanos Jeff Brooks Gillies e Andy McGlashen, fundadores do siteMichigan River News (Notícias Rio Michigan) os rios que atravessam nossas cidades, florestas e fazendas nos dizem muito sobre a nossa saúde ambiental. “Notícias e informações sobre rios são importantes porque a saúde de um rio reflete a saúde do solo que o conduz”, afirma Gillies.
“As pessoas devem aprender sobre suas bacias hidrográficas e não fazer julgamentos uniformizados”, diz McGlashen. “Proteger nossos rios começa com informações, conversas informais ou assumindo as condições da água.”, opina.
O site está no ar desde junho de 2011 e é resultado de um curso de especialização em Jornalismo Ambiental frequentado pelos dois na Michigan State University. Ele reúne notícias, informações, comentários e artigos de especialistas principalmente sobre o Rio Michigan, mas não se restringe a ele. É um site sobre água, recursos hídricos e meio ambiente. Trata também de outros rios importantes para os Estados Unidos. O Michigan é uma das 217 correntes que banham o estado de Colorado, com aproximadamente 111 km de extensão.
Rio Iguaçu
Aqui no Brasil, no Paraná, uma iniciativa semelhante do Grupo Paranaense de Comunicação levou a público, por meio do Projeto Águas do Amanhã, no site do jornal Gazeta do Povo, informações acerca da situação do Alto Iguaçu, na região metropolitana de Curitiba. Em setembro, foi encerrada a primeira fase de atividades que durou 18 meses com a publicação de um estudo técnico exclusivo, que revela os principais riscos ambientais decorrentes da ocupação desordenada e da má gestão dos recursos hídricos na principal bacia hidrográfica do Paraná.
Segundo o Instituto das Águas do Paraná, 80% da carga contaminante do Alto Iguaçu é causada por esgotos domésticos. Trata-se de uma das bacias hidrográficas mais poluídas do país, o que aumenta o risco de doenças na população, ocorrência de alagamentos e a degradação da fauna e da flora, entre outros impactos ambientais.
A região metropolitana de Curitiba é abastecida majoritariamente pela bacia hidrográfica do Alto Iguaçu e, por isto, vive situação de escassez hídrica. Atualmente a bacia dispõe de 500 metros cúbicos de água por habitante ao ano, quando o ideal seria o triplo disso, segundo as Nações Unidas.
Rios sustentam, desenvolvem e relaxam
No site Notícias do Rio Michigan, os jornalistas norte-americanos explicam porque mantém o site e se interessam pelo rio: “os rios sustentam e enriquecem a vida humana. Eles fornecem alimentos e água potável. Eles irrigam culturas e geram energia elétrica. Além do mais, é difícil de pensar em outro lugar quando a ideia é pescar em uma canoa apenas para relaxar” [saiba mais, em inglês].
» Como evitar a poluição dos rios
- Não jogue lixo em rios e lagos
- Não canalize esgoto diretamente para os rios
» Como economizar água
- Feche bem as torneiras
- Regule a descarga do banheiro
- Diminua o tempo do banho
- Não desperdice água lavando calçadas
FONTE: Objetivos Para o Desenvolvimento do Milênio

0 comentários:

Postar um comentário