segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Patrono da 5ª Feira do Livro de SL, José Chargas mostra-se feliz com a importância que estão dando a sua obra


Por Samartony Martins




"Todos nós vivemos preocupados em saber se temos tempo bastante para a vida, esquecidos de que o essencial é saber se temos vida suficiente para o tempo que nos é dado". As palavras do poeta José Chagas, é o próprio reflexo da sabedoria de um homem que soube fazer do tempo o seu maior aliado. Com a saúde frágil e debilitada, o poeta, que completou 87 anos no último dia 29 de outubro, visitou a 5ª Feira do Livro de São Luís. Apoiado com a sua bengala e com ajuda de sua sobrinha Deusana Chagas, compareceu ao local, no final da tarde da última sexta-feira. Para não cansá-lo, a coordenação do evento providenciou uma cadeira de rodas que facilitou sua locomoção pelos estandes da feira.

Como quisesse entender o sentido da homenagem feita a ele, José Chagas, em silêncio falava pelos olhos em tom de surpresa e agradecimento. Em meio à salvas de palmas, cumprimentos e demonstração de carinhos do público, o poeta parecia redescobrir uma São Luís que um dia traduzira em seus textos e poemas. Uma parada aqui. Um abraço ali. Assim foi se desenhando um 'poema vivo' que Chagas jamais imaginou escrever.
  Folheando com carinho as obras de outros escritores no stand destinado somente a autores maranhenses, ele perguntou de forma curiosa, meio que sussurrando: "O Nauro já apareceu por aqui?". "Sim", respondeu o rapaz ao qual ele se dirigiu, explicando-lhe que o poeta Nauro Machado já havia passado por ali no início da semana porque estava com viagem marcada para o Rio de Janeiro.

Mais uma volta aqui. Outra parada ali, e o poeta encontrou o amigo e escritor Herbeth de Jesus Santos. Os dois trocaram algumas palavras. Despediram-se. Chagas seguiu o seu percurso em direção a outro estande. Sem esconder admiração pelo escritor, Herbeth de Jesus, fez questão de ressaltar a importância de José Chagas para a cidade. "Quando ele chegou a São Luís, em 1948, a sua presença já contribuía de maneira decisiva para o estado de espírito desta cidade com essa veia inesgotável que é o fazer literário. É uma pena que a sua obra não seja tão conhecida entre o eixo Rio-São Paulo. Tenho certeza que se isso acontecesse, ele teria o reconhecimento de todo o Brasil", disse Herbeth de Jesus.

Nem o calor, nem o tempo abafado ou o assédio do público tiraram o ânimo e bom humor de José Chagas. Abordado pela jornalista Talita Guimarães, o poeta mostrou-se cavalheiro. "O senhor é o meu poeta preferido. Eu tenho vários livros seus. Estou viajando amanhã para Alcântara para assistir um festival de música barroca. Eu conheci Alcântara bem antes quando li o seu livro Alcântara", disse ela carinhosamente. E como um gentleman Chagas respondeu: "Esta é a primeira vez que alguém me diz isso. Eu fico feliz por você". Mais uma despedida com beijos, afagos.

O poeta seguiu rumo ao estande da Federação Espírita do Maranhão. Entre tantos títulos, Chagas pergunta a vendedora pelo livro Deus sem religião, de Sankara Saranam. O livro é para quem quer descobrir e encontrar a divindade existente em si, e assim despertar para uma nova visão de sua existência. Diante da negativa, Chagas que é católico, mas sempre leu sobre o assunto seguiu a sua pesquisa e interessou-se também pelo livro Espiritismo e Ecologia, de André Trigueiro.
E olhando com o ar de cumplicidade com os livros da feira, Chagas parou mais uma vez para receber o abraço e o beijo da escritora e também poeta Sônia Almeida.

Acompanhada pelos filhos, a escritora afirmou com todas as letras que José Chagas é a nossa referência maior da poesia maranhense. "A poesia de Chagas se apresenta de tal forma na literatura maranhense que a gente não tem como dizer que ele é de outro lugar. Ele soube colocar no papel todo o seu sentimento. Mais do que muitos que nasceram aqui, José Chagas conseguiu ver pó de história nos telhados de São Luís", disse ela carinhosamente.

O presidente da Fundação Municipal de Cultura, Euclides Moreira Neto, classificou a presença de Chagas ao evento muito importante por conta das condições de seu estado de saúde.
FONTE: O Imparcial



0 comentários:

Postar um comentário