Por Zezinho Casanova com
informações do Terra
Dizem que o Brasil é uma democracia racial, um país sem preconceitos, precisamos desmacarar essa realidade. Olhe a sua volta quantos médicos, advogados negros voce conhece? quantos ajudantes de pedreiros negros e empregadas domésticas negras voce conehce? A raça negra traz no seu subconsciente coletivo 400 anos de escravidão e 100 anos de indefença, foram educados param serem inferiores e ridicularizados até no memento em que ousam demonstrar alegria. O sistema criou uma segragação racial e agora em que já não sabemos quem é branco, negro e até índio está sendo engolido por ela.
A desigualdade racial no Brasil ainda é grande. Esta é a conclusão de um estudo desenvolvido pelo Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). De acordo com o estudo, a expectativa d evida dos negros ainda é cerca de seis anos menor do que a população branca.
Outros fatores também foram apresentadas. Mães negras têm menos acesso a exames pré-natal. Apenas 42% desta população faz a consulrta. Já entre os brancos, a taxa chega a 72% da população.
Em relação à AIDS, os negros têm uma taxa de mortalidade em decorrência da doença maior do que os brancos. Já a sífilis também acomete mais os negros que os brancos.
Há também fatores econômicos. Os negros tem menor probabilidade de acesso à previdência social se comparados à população que se declara branca.
As chances de assassinato são maiores entre a população negra. Os dados revelam que, no período de 2001 a 2007, houve redução de 25,3% da razão de mortalidade por homicídio entre homens brancos e 14% entre as mulheres. Apesar de também ter apresentado queda do índice, o contingente negro e pardo teve reduções notadamente modestas: 0,8% entre os homens e 2,7% entre as mulheres.
Esses dandos também refletem na qualidade de vida da comunidade negra bacabalense, uma cidade que nasceu com o pe da senzala e está rodiado de comunidade remanecentes de quilomba, mas ainda não desenvolve nenhuma politica publica que atenda a essa parcela da população local.
quarta-feira, 20 de abril de 2011
Desigualdades entre negros e brancos permanecem altas no país
abril 20, 2011
No comments
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário