domingo, 27 de outubro de 2024

Bacabal Celebra Identidade e Resistência com Jogos Quilombolas

No último sábado (26), Bacabal sediou um dos eventos mais significativos para as comunidades afro-brasileiras da região: os Jogos Quilombolas Bacabalense. Realizado no estádio comunitário Berredão, no bairro São José Operário, o evento reuniu times quilombolas, como Seco das Mulatas e Catucá, num torneio que transcende a prática esportiva e se torna uma celebração de identidade e resistência.

A organização dos Jogos foi coordenada por uma comissão formada por representantes do movimento negro, como o Grupo Negro Palmares Renascendo (GNPR) e a União de Negras e Negros pela Igualdade (UNEGRO) - núcleo Bacabal  e outras instituições. A realização do evento contou também com o importante apoio da Secretária Municipal de Educação, Rosilda Alves, e da Secretaria de Esportes do município, que colaboraram para estruturar e promover o campeonato.

Manuel Filho, representante do GNPR, destacou a relevância dos Jogos como um espaço para discutir o papel do negro no futebol e no mundo. Segundo ele, além de promover a união e fortalecer as tradições afro-brasileiras, o evento traz à tona questões urgentes, como as atitudes racistas que ainda persistem no meio esportivo, especialmente entre torcidas organizadas. “Esses jogos são uma oportunidade para refletirmos sobre a forma como o negro é visto e tratado dentro e fora do futebol, reforçando a importância da luta contra o racismo em todos os espaços,” afirmou Manuel Filho.

A série de jogos, que seguirá com partidas programadas para a zona rural, visa envolver mais comunidades quilombolas e prepará um time para participar da etapa estadual da Copa quilombola, prevista a ser realizada em Bacabal e da etapa nacional que acontecerá no Rio de Janeiro, reforçando a importância da luta pela igualdade e pelo reconhecimento histórico das comunidades afro-brasileiras de Bacabal atraves do esporte.



3 comentários:

  1. E só alegria pra seco das Mulatas parabéns

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estamos felizes de nosso povo sendo visto e mostrando suas habilidades em todas os espaços vamos valorizar vamos representar sem medo,sem vergonha, sem reservas

      Excluir
  2. Boa tarde, o Grupo Negro Palmares Renascendo _GNPR vem de antemão parabenizar a todos que estiveram presentes na realização dos jogos municipais quilombolas, onde tivemos a participação de duas seleções rurais quilombolas, Catucá e Seco das Mulatas, que se enfrentaram para que daqui saísse a seleção que irá disputar o estadual dia 16/11/2024. Nesta oportunidade, em um jogo histórico para nossa luta contra os preconceitos e injúria racial que vem ocorrendo no Brasil e no mundo, a Copa quilombola será um evento de alavancada, compromisso e respeito ao povo preto que sempre contribuiu para a construção de uma sociedade mais justa, libertadora, democrática e antirracista. Valeu Zumbi dos Palmares! Obrigada jornal Diário do Mearim por esta reportagem tão significativa para a história do movimento negro de Bacabal, especialmente ao GNPR.
    Por Marilurdes Carvalho (militante do GNPR)

    ResponderExcluir