domingo, 17 de março de 2024

Rio Mearim sobe 21cm de nível em 48 horas e põe Bacabal em alerta

 

O Rio Mearim, importante curso d'água que atravessa o estado do Maranhão, tem sido alvo de preocupação nas últimas semanas devido ao seu aumento de nível. Em Bacabal, município localizado às margens do rio, famílias já começam a serem desalojadas e a Defesa Civil está em alerta máximo para acompanhar de perto a situação.

O aumento do volume de água do rio tem sido atribuído às fortes chuvas que vêm atingindo a região nos últimos dias. As autoridades locais têm intensificado as ações de monitoramento e prevenção para evitar danos maiores às comunidades ribeirinhas.

Uma equipe da Defesa Civil realizou vistorias ao longo das margens do rio acompanhada de vereadores e do prefeito de Bacabal Edvan Brandão, verificando a situação das áreas mais afetadas e prestando auxílio às famílias. Na manhã deste domingo(17), o Deputado Estadual Roberto Costa, acompanhado do corpo de bombeiros, da polícia militar, imprensa e lideranças populares, também percorreu parte do Rio Mearim, para ver de perto a situação.

Além disso, autoridades locais também inspecionaram bares e restaurantes próximo ao rio, buscando entender melhor a dimensão do problema e planejar medidas eficazes de contenção.

Em entrevista, o coordenador da Defesa Civil de Bacabal, Leonardo Cutrim, destacou a importância da prevenção e do apoio às famílias afetadas. "Estamos atentos e trabalhando em conjunto com outros órgãos para garantir a segurança da população e minimizar os impactos causados pelas enchentes", afirmou. Leonardo informou ainda que a partir de segunda-feira (18), a Defesa civil emitirá boletim diário sobre as famílias atingidas pela cheia.

A situação no município continua sendo monitorada de perto, e novas ações estão sendo planejadas para garantir a segurança e o bem-estar das famílias que vivem às margens do Rio Mearim.




0 comentários:

Postar um comentário