domingo, 10 de março de 2024

CRÔNICA DO DIA: O Poder da Música de Leo 7 Cordas

 

Nas ruas da Terra da Bacaba,  podemos encontrar diversos tipos humanos, mas  um desses seres nos chama atenção  por produzir algo que é um bálsamo, um remédio para as dores do corpo e da mente. E nesse cenário nem sempre afinado, que destaca-se o músico Leo 7 Cordas, um ser humano extraordinário capaz de tocar os corações e as almas das pessoas. Sua música transcende barreiras e alcança até mesmo aqueles que têm dificuldade em se conectar com o mundo ao seu redor, como os autistas.

Para muitas pessoas com autismo, o mundo pode parecer caótico e assustador, cheio de estímulos sensoriais avassaladores. No entanto, a música tem o poder único de acalmar essas mentes inquietas, de proporcionar conforto e segurança onde antes havia apenas confusão. É assim que Leo 7  Cordas, como gosta de ser chamado, põe em prática a musicoterapia com crianças e adolescente com algum transtorno. A música acalma, equilibra e aprimora o comportamento.

Leo 7 Cordas usa o poder da música de forma científica, ao se apresentar em instituições que atendem pessoas com autismo. Ele percebeu que, através de suas melodias suaves e acordes delicados, era capaz de criar uma atmosfera de paz e serenidade, onde antes reinava o caos. A arte de tocar um instrumento, torna-se profissão, quase um sacerdócio que vem mudando muitas vidas pra melhor.

O que sente uma pessoa que vive dentro do espectro autista? Sentimentos só que vive sabe explicar, mas a música é uma forma de expressar sentimentos e nessa arte Leo é doutor. 

Para os autistas, e outras pessoas com outros transtornos, a música de Leo 7 Cordas é mais do que apenas um som agradável; é uma ponte para um mundo onde eles podem se sentir compreendidos e aceitos. Suas melodias tranquilizadoras funcionam como uma espécie de terapia, tratamento, quase cura, ajudando essas pessoas a se conectarem consigo mesmas e com os outros de uma maneira única e profunda.

O desafio é não deixar o preconceito desafinar a melodia da vida, seja ele leve, moderado ou severo; o preconceito não pode quebrar a harmonia da composição, a música tem um caráter inclusivo e libertador que torna diferente o igual, e igual o que é visto por diferente.

Leo 7 Cordas é um mestre da música, um virtuoso na arte de tocar o violão de sete cordas. Seus acordes e melodias têm o poder de acalmar corações aflitos, de trazer paz para mentes inquietas. Ele não apenas toca um instrumento, mas transmite emoções, histórias e memórias através de cada nota.

E assim, Leo não é apenas um músico, mas também um amigo e um guia para muitas pessoas com autismo e outros problemas de saúde. Sua música é um lembrete poderoso de que, mesmo nas situações mais difíceis, sempre há uma luz no fim do túnel, e que essa luz pode ser encontrada na beleza e na simplicidade de uma melodia bem tocada.

Por Jose Casanova
Professor, Jornalista e Escritor membro da 
Academia Bacabalense de Letras


3 comentários:

  1. Excelente profissional, parabéns pelo trabalho professor Leo.

    ResponderExcluir
  2. Leonardo pra min e uma celebridade,um músico que não foi dominado pela música,pois ele mesmo e quem domina ela.

    ResponderExcluir
  3. Professor Leo sempre muito atencioso com os pais e as crianças.

    ResponderExcluir