sexta-feira, 26 de novembro de 2010

PCdoB e Dino entregam prêmio Augusto Mochel

FONTE: O Imparcial Online


O PCdoB de São Luís e o gabinete do deputado federal Flávio Dino realizarão no dia 29 de novembro, segunda-feira, a cerimônia de entrega de mais um prêmio José Augusto Mochel.
O objetivo é homenagear políticos, lideranças da esquerda e entidades da sociedade civil que tenham se destacado no campo da luta democrática e popular. A solenidade será no auditório do Quality Grand São Luís Hotel, a partir das 18h.
Em 2010, serão homenageados o presidente da ANP, Haroldo Lima, o professor Francisco Gonçalves, a professora Zezé Costa, o militante do PCdoB, José dos Santos (Mestrinho) e o juiz Márlon Reis.
Também haverá homenagens póstumas a Magno Cruz e a Alquimar Ribeiro Guterres, que foi um dos reorganizadores do PCdoB. A instituição homenageada esse ano será a Federação dos Trabalhadores em Agricultura do Estado do Maranhão (Fetaema).
Esta será a quarta edição do prêmio. Na lista de homenageados em 2007, a primeira edição, estão gente como Manoel da Conceição, líder sindical rural Antonio Campos, o médico e militante comunista William Moreira Lima; e a Sociedade Maranhense dos Direitos Humanos.
Na edição de 2008, o Prêmio foi entregue à deputada Helena Barros Heluy; ao jornalista Walter Rodrigues; à educadora popular e sindicalista Lindalva Barros; ao ex-vereador Ananias Neto; à líder comunista Maria Aragão(in memoriam) e à Associação de Saúde da Periferia(ASP).
Quem foi
Militante do movimento estudantil e secundarista, José Augusto Mochel também apoiou as lutas da resistência camponesa e lutou contra a ditadura militar. Foi importante figura no processo de redemocratização do país. Chegou a ser candidato a deputado federal em 1982. Faleceu prematuramente em março de 1988, em um acidente de carro.

0 comentários:

Postar um comentário