quinta-feira, 18 de novembro de 2010

4ª Feira do Livro entra no ritmo dos blocos tradicionais

Diretores, figurinistas, figurantes, aderecistas, compositores, intérpretes e ritmistas dos blocos tradicionais participam de uma ‘Roda de Conversa’, nesta sexta-feira, 19, às 18h, no auditório Maria Aragão, na 4ª Feira do Livro. O encontro é aberto ao público.
Entre os convidados, nomes de peso da história dos blocos como Chico Carvalho, José Raimundo Gonçalves, Brasa Santana, Josemar Rangel, Carlos Lima, Coqueiro da Vila, Antônio Fernando, Olegário Gama, Goiabeira, Francisco Pinheiro, Enoque Silva, Paulinho Saulaia e William Corrêa.
Os visitantes da Feira do Livro também terão a oportunidade de visitar o stand do bloco tradicional, instalado na praça, onde os visitantes vão encontrar uma diversificada exposição de fantasias, CDs, camisas e o DVD dos desfiles dos blocos tradicionais dos grupos ‘A’ e ‘B’ do carnaval de 2010. A meta dos organizadores é promover um novo olhar sobre a manifestação, focado no marketing cultural, na valorização do turismo e no redimensionamento da brincadeira.
O bloco tradicional, uma rica manifestação do carnaval maranhense, está em fase de pesquisa e estudo por parte da equipe do Inventário Nacional de Referência Cultural (INRC), sob a coordenação da pesquisadora Maria Michol Carvalho. Após o inventário e conclusão do dossiê, o próximo passo é viabilizar, junto ao Iphan, o seu reconhecimento como bem imaterial do Brasil.

0 comentários:

Postar um comentário