Um grupo de estudantes da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), do campus de Bacabal, estão protestando desde segunda-feira (04), às 19h, em frente à reitoria da faculdade, contra as possíveis mudanças que prejudicarão centenas de universitários. A manifestação faz parte de uma mobilização de alunos que travam uma guerra contra a injusta e imoral decisão do PROEN (Pró Reitoria de Ensino).
“Entramos na universidade tínhamos a possibilidade de nos formarmos na área que desejávamos, dentro do Curso de Licenciatura em Ciências Humanas, sairíamos com mais um diploma em História, Geografia, Sociologia ou Filosofia e Licenciatura Ciências Naturais sairíamos com Biologia, Química, Física ou Matemática. Hoje, com a reformulação, sairemos apenas com diploma em Ciências Naturais ou Ciências Humanas”, explicou a universitária.
Indignada com a mudança que afetara milhares de alunos, a universitária Diana Tomaz expõe uma crítica que é comum aos outros manifestantes. “Imagine seu filho sendo aprovado em Direito na perspectiva de ser um Advogado, mas nos últimos períodos a Universidade muda o projeto e com a mudança acontecerá uma eleição interna e você só poderá ser habilitado a exercer essa profissão se for a mais votada, caso contrário terá que abandonar o seu sonho para se formar no que for decidido por outros”, externou a estudante, completando que “UFMA é inovadora”.
Segundo Diana Tomaz, estudante do Campus de Bacabal, os estudantes paralizaram suas atividades e só voltam quando a PROEN (Pró Reitoria de Ensino) retornar ao Campus, juntamente com o Reitor Dr. Natalino Salgado Filho, para que seja dialogado também em fórum com os demais Campis, no intuito de efetivar deliberações possitivas que possam favorer os anseios e expectativas na formação acadêmica.
A equipe de reportagem dos Blogs do Neto Ferreira e Diario do Mearim tentaram entrar em contato com o reitor da UFMA Natalino Salgado, mas não obteve resultado.
Com informações do blog do Neto Ferreira
0 comentários:
Postar um comentário