quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Universitários de Bacabal protestam contra mudanças na UFMA


Alunos da UFMA do Campus de Bacabal.
Alunos da UFMA do Campus de Bacabal.
Um grupo de estudantes da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), do campus de Bacabal, estão protestando desde segunda-feira (04), às 19h, em frente à reitoria da faculdade, contra as possíveis mudanças que prejudicarão centenas de universitários. A manifestação faz parte de uma mobilização de alunos que travam uma guerra contra a injusta e imoral decisão do PROEN (Pró Reitoria de Ensino).
Protesto na porta da UFMA de Bacabal.
Protesto na porta da UFMA de Bacabal.
“Entramos na universidade tínhamos a possibilidade de nos formarmos na área que desejávamos, dentro do Curso de Licenciatura em Ciências Humanas, sairíamos com mais um diploma em História, Geografia, Sociologia ou Filosofia e Licenciatura Ciências Naturais sairíamos com Biologia, Química, Física ou Matemática. Hoje, com a reformulação, sairemos apenas com diploma em Ciências Naturais ou Ciências Humanas”, explicou a universitária.
Indignada com a mudança que afetara milhares de alunos, a universitária Diana Tomaz expõe uma crítica que é comum aos outros manifestantes. “Imagine seu filho sendo aprovado em Direito na perspectiva de ser um Advogado, mas nos últimos períodos a Universidade muda o projeto e com a mudança acontecerá uma eleição interna e você só poderá ser habilitado a exercer essa profissão se for a mais votada, caso contrário terá que abandonar o seu sonho para se formar no que for decidido por outros”, externou a estudante, completando que “UFMA é inovadora”.
Segundo Diana Tomaz, estudante do Campus de Bacabal, os estudantes paralizaram suas atividades e só voltam quando a PROEN (Pró Reitoria de Ensino) retornar ao Campus, juntamente com o Reitor Dr. Natalino Salgado Filho, para que seja dialogado também em fórum com os demais Campis, no intuito de efetivar deliberações possitivas que possam favorer os anseios e expectativas na formação acadêmica.
A equipe de reportagem dos Blogs do Neto Ferreira e Diario do Mearim  tentaram entrar em contato com o reitor da UFMA Natalino Salgado, mas não obteve resultado.
Com informações do blog do Neto Ferreira

0 comentários:

Postar um comentário