segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Festival de Marchinhas de Bacabal, o resgate de uma Con-tradição

Imagem do Sitio da Sec, de Cultura de Bacabal
        A Secretaria de Cultura de Bacabal realizou Sexta-feira(1º), o tão debatido Festival de Música Carnavalesca de Bacabal, que na boca do povo ficou mesmo sendo o Festival de Machinhas. O evento ocorreu na Praça do Bolo, que na verdade o tal bolo acabou atrapalhando a realização do evento,pois atrapalhava a visão do palco.A festa popular foi aberta pela "jardineira", um pequeno modelo bonde antigo puxado por um car, onde a banda Santa Cecilia chegou tocando  marchinhas dos antigos carnavais , Antes do evento o Secretário de Cultura José Clécio entregou o Troféu Zé de Brito à várias personalidades culturais ligadas ao carnaval de Bacabal, entre  os homenageados podemos destacar a passista de escola de samba Léa, varias vezes madrinha de bateria de algumas escolas de samba de Bacabal, o cantor Thaca-thá, o músico Dionésio Miranda, e outros em memoria como Neirizam Monteiro e o proprio Zé de Brito que deu nome ao troféu.O Prefeito José Alberto Veloso acompanhou tudo de perto e fez entraga dos troféus aos homenageados.
    O corpo de Jurados foi composto por Zeneide Miranda( cantora), Salomão Duarte (Apresentador de TV), Zezinho Casanova (poeta  e escritor membro da Academia Bacabalense de Letras, professor e  jornalista, Técnico em Politica e Gestão Cultura pela Fundação Getúlio Vargas), Pedro Neto (Professor, poeta, carnavalesco) Dr. Zé Carlos Reis ( poeta, compositor e carnavalesco),Marquinhos Maranhão (Cantor e compositor). Os critérios avaliados pelos jurados foram Letra, Melodia, Interpretação e performance de palco).
         Os Jurados tiveram muito trabalho, pois a qualidade dos artistas classificados para a grande final do festival era muito boa, o quesito que mais exigiu a atenção dos jurados foi Melodia, pois os mesmos cometam que devido ao tamanho muito grandes da maioria das letras das músicas, foi difícil avaliar os dois quesitos ao mesmo tempo, esse problema técnico o publico não percebeu, coube aos  jurados encontrar a melhor maneira de trabalhar.
O resultado do  festival premiou as seguintes músicas:
1º lugar: TURMA DO PÓ - O ESTANDARTE DA TRADIÇÃO
Música de Perboire Ribeiro
Interprete: Perboire Ribero
2º Lugar: MORENA LINDA
Música de João de Sousa Ribeiro
Interprete: João de Sousa Ribeiro
3º Lugar:  MAIS UM BENEFÍCIO:
Música de Manoel Santos
Interprete: Joed Jardim
      O Publico escolheu como melhor música do festival a marchinha interpretado por Fham Almeida. 
        O  Diário do Mearim foi o único órgão de imprensa a acompanhar de perto a tabulação do pontos e comprovar a lisura do processo, ganhou o artista mais pontuado, mesmo que o resultado não tenha agradado ao público nossa reportagem pode comprovar que não houve nenhuma atitude que possa desabonar a conduta dos membros da mesa julgadora, cada julgador tinha sua maneira própria de julgar e em nenhum momento foi "combinado" a    atribuição de qualquer nota a quaisquer concorrente.
        Artistas  já se preparam para a próxima edição do festival, onde todos esperam não haver os atropelos que aconteceram neste ano, para isso basta que a Comissão Organizadora não cometa os mesmos erros, e assim não  haverá as tradicionais contradições de todos os festivais.


0 comentários:

Postar um comentário