domingo, 24 de fevereiro de 2013

ABL PUBLICA NOVO EDITAL PARA INGRESSO DE MEMBROS

Acadêmicos num saboroso café literário:
Eliene Lopes, Costa Filho, Liduína Tavares e Casanova.

Está aberto desde 20/02/13 um novo edital da Academia Bacabalense de Letras para ingresso de novos membros na casa literária mais nobre da cidade.
    Em 05 de novembro já tinha sido publicado um edital, que venceu dia 05 de fevereiro, pelo qual se inscreveram três pleiteantes: Cristina Baima, Dalva Santos e Moares Pessoa. Dalva Santos é teatróloga, cursanda de Licenciatura em Teatro pela UAB-Universidade Aberta do Brasil em parceria com a UFMA e atua na Secretaria Municipal de Cultura. Ela que também é conhecida como Dalva do Teatro, entra em cena agora apresentando seus escritos literários para concorrer a uma das 20 cadeiras ainda vagas. Os outros candidatos são Cristina Baima, jovem cursante de pedagogia, mas que, segundo ela, tem em seus arquivos centenas de textos literários e Moraes Pessoa, que já sendo membro correspondente,  agora pleiteia uma cadeira de efetivo com a obra de contos regional-humorísticos  "Patacoadas de Prolegômeno Costa". 
    Sabedores que na cidade há várias pessoas que escrevem e que por timidez de estilo, por se sentir "fora", por falta de informação ou outro fato não quiseram ainda se manifestar no pleiteio de uma poltrona acadêmica, os membros em reunião do dia 19 de fevereiro, decidiram por estender o prazo para que esses poetas e escritores possam se pronunciar candidatando-se. "Nossa academia é um patrimônio da cultura bacabalense e sempre esteve de braços abertos para novos membros ao seu quadro acadêmico. Somos ainda bem singelos, porém nobres e orgulhosos em pertencer a uma instituição que valoriza as Letras, que respira poesia e literariedade", assinala Costa Filho, Secretário geral.
    Zezinho Casanova, atual vice-presidente esclarece sobre o ingresso na ABL: "O processo de filiação na ABL se dá mediante a  inscrição do poeta ou escritor, a partir dos termos do edital. O candidato entrega três exemplares da obra acompanhado do Requerimento e documentos iniciais que formarão seu processo. A obra é analisada por uma "Comisssão de Parecer" e, se deferida FAVORAVELMENTE por cada um dos três membros, é dado o parecer final pelo relator e marcada a sessão de posse e diplomação, que geralmente se dá em março, julho ou agosto.
    Os interessados devem se guiar pelo edital abaixo com informações junto à diretoria.



EDITAL DE INGRESSO NA ABL

Dispõe sobre a abertura de inscrições
para o preenchimento de cadeiras vagas
 na Academia Bacabalense de Letras.

A presidenta da Academia Bacabalense de Letras no uso de suas atribuições legais, em conformidade com o artigo 8º, alínea “b” e com o artigo 2º do Estatuto desta Academia resolve:
Art. 1°. ABRIR inscrições para ocupação de cadeiras vagas nesta Academia. Os candidatos deverão cumprir os seguintes requisitos:
a)      Ser natural do município de Bacabal ou região do Médio-Mearim; não o sendo ter o mínimo de sete anos de residência fixa em uma das cidades do Médio-Mearim, com apresentação de xérox e original de comprovante de residência e RG;
b)      Exercer notória e comprovada atividade literária;
c)      A formalização do pedido de inscrição deverá ser entregue junto à ABL ou na Rua Projetada 7, nº 7, Quadra D, Parque Jardim Valéria, CEP: 65700-000, Bacabal–MA, acompanhada de três exemplares, biografia versando sobre a vida, com destaque na atuação literária do candidato;
d)     Caso a obra apresentada não seja publicada deverá ser apresentada sob forma de encadernação digitada em fonte arial ou times new roman 12, numerada e assinada pelo autor na última folha de cada exemplar. No caso da categoria poesia, será aceita uma poesia, por página mesmo que esta não ocupe a totalidade da folha;
e)      O candidato deverá preencher um Requerimento de candidatura Ficha do Escritor e Declaração de conhecimento dos critérios utilizados para o processo (disponíveis no local da inscrição).
         O presente Edital entrará em vigor a partir desta data, tendo validade por dois meses.
         Dê-se ciência e cumpra-se.
      Academia Bacabalense de Letras, em 20 de fevereiro de 2012.
Liduína Francisca Tavares de Sousa Lima
Presidenta

0 comentários:

Postar um comentário