domingo, 18 de fevereiro de 2024

CRÔNICA DO DIA: Primeiro dia de aula em Alto Alegre

 

No pequeno e próspero  município de Alto Alegre do Maranhão, a chegada do novo ano letivo é sempre aguardada com expectativa. O primeiro dia de aula, em especial, é como a abertura de um grande espetáculo, onde cada personagem tem seu papel definido.

Os professores, ansiosos e dedicados, prepararam suas salas de aula com carinho e atenção aos mínimos detalhes. No entanto, nem todos agem assim, há aqueles que já chegam na escola catando os feriados no calendário, ou até mesmo numa total falta de empatia com os colegas, mau bate o horário, já querem saber que faltou para subir os horários para irem embora mais cedo.

Vale lembrar que cartazes coloridos, murais com boas-vindas e material didático impecavelmente organizado demonstravam o zelo da equipe pedagógica em receber os alunos.

Por outro lado, os alunos, em sua maioria, parecem alheios à agitação que toma conta da cidade. Para muitos deles, o retorno às aulas representava não apenas o reencontro com os amigos, mas também o reinício das cobranças e responsabilidades escolares. Para outros é um sacrifício voltar para escolas, estudar para eles é chato e cansativos, por mais que  os professores pensem um projeto de  vida para eles, a família não sabemos se é viva ou morta, a maioria são criados pelos avós, muitas vezes vítimas da violência domestica praticada pelos próprios netos.

Os gestores, por sua vez, buscavam fazer diferente a cada ano, assim age professra Sandra e professor Gidean , diretores da escola  Santa Mônica e professor Renato da escola Mamede Pires e outros gestores escolares ,implementando projetos pedagógicos inovadores e aprimorando a infraestrutura das escolas. As reuniões ,às vezes são intermináveis, os planejamentos minuciosos e as expectativas elevadas são características marcantes desse período.

Enquanto isso, no sindicato dos professore , o pequeno grande homem, professor Mano cobra os direitos trabalhistas e luta por melhores condições de trabalho para  categoria. As reivindicações são constantes e, muitas vezes, conflitantes com as possibilidades financeiras da secretaria de educação.

Por falar em secretaria de educação, a mesma é liderada pelo professor Ribamar Moura , grande mestre desse jogo de xadrez educacional. Conduzindo a política pública de educação com habilidade e estratégia, ela precisa equilibrar as demandas dos professores, dos alunos, dos gestores, do sindicato e da comunidade, garantindo que todas as peças do tabuleiro se movam de forma harmoniosa e produtiva.

Cá estou eu a pensar e observar as  águas turvas do Tapuio,  será  que receberei os precatórios antes de Morrer? Nem Camilo explica... Deixarei de herança para meus filhos...

Portanto, o primeiro dia de aula em Alto Alegre é muito mais do que o início de um novo ano letivo. É o reflexo de um sistema complexo, onde cada peça tem sua importância e seu papel a desempenhar, em busca de um objetivo comum: a construção de um futuro melhor  para cidade, através da educação.

Por José Casanova
Professor, Jornalista e Escritor  membro da
Academia Bacabalense de Letras

 

 

Um comentário: