quinta-feira, 16 de janeiro de 2025

TOP FIVE : Diário do Mearim, 16 de Janeiro de 2025

 


TOP 5
Azul e Gol


O grupo Abra, controlador da Gol e da Avianca, assinou um memorando de entendimento para união dos negócios com a companhia aérea Azul. A informação consta de fato relevante divulgado pela Gol nesta noite de quarta-feira (15). No documento, a empresa que controla a Gol informa que o acordo não vinculante tem “objetivo de explorar uma combinação de negócios no Brasil”. A Gol, exclusivamente, não é parte do acordo, que prevê a união dos negócios da controladora aos negócios da Abra. O comunicado cita que o acordo é apenas uma “fase inicial de um processo de negociação entre a Abra e a Azul para explorar a viabilidade de uma possível transação”. No informe, a empresa diz que “o acordo não tem impacto na estratégia, na condução dos negócios ou nas operações rotineiras da Gol”. Caso a transação se concretize, o acordo prevê que as duas empresas deverão manter suas marcas e certificados operacionais de forma independente.


O Hamas disse que chegar a um cessar-fogo em Gaza e ao acordo de reféns marca “um ponto de virada crucial” em sua “luta contra o inimigo”. O grupo apoiado pelo Irã agradeceu aos mediadores “que fizeram grandes esforços para chegar a este acordo, especialmente o Catar e o Egito”. O alto funcionário do Hamas, Bassem Naim, compartilhou um documento detalhando como o acordo de cessar-fogo para reféns entre Israel e o Hamas será implementado. Conforme o documento, Israel libertará 1.000 prisioneiros palestinos presos em 8 de outubro de 2023, mas não estavam envolvidos no ataque do Hamas a Israel no dia anterior. Dos 33 reféns que o Hamas deve libertar, nove doentes e feridos serão trocados por 110 prisioneiros palestinos com sentenças perpétuas, segundo o documento. Na primeira fase do acordo, as forças israelenses reduzirão gradualmente sua presença ao longo do Corredor Filadélfia, faixa de terra ao longo da fronteira entre Egito e Gaza, e começarão a se retirar após a libertação do último dos 33 reféns.

TOP 3
Caso Pix
O vídeo do deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG), no qual sugere que o Pix poderá vir a ser taxado, embasou a decisão do governo de derrubar a medida da Receita sobre fiscalização nas transações e foi determinante para a decisão de baixar uma Medida Provisória proibindo qualquer taxação sobre a modalidade de cobrança. Interlocutores do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) relataram à imprensa que a análise da repercussão do vídeo permeou as conversas nesta quarta-feira (15) sobre o impacto negativo da medida da Receita, que, na prática, ampliou de R$ 2,5 mil para R$ 5 mil o alcance da fiscalização do órgão. Nas contas apresentadas nas conversas, o vídeo de Nikolas teve 140 milhões de visualizações, enquanto, por exemplo, um de Fernanda Torres ganhando o Globo de Ouro teve 20 milhões, outro de Messi ganhando a Copa do Mundo teve 180 milhões, e outro de Donald Trump vencendo as eleições teve 57 milhões.


TOP 2
Reforma Tributária

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve sancionar hoje, com vetos, o principal projeto de regulamentação da reforma tributária sobre o consumo. A assinatura da nova lei será realizada em evento no Palácio do Planalto, a partir das 15h. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, já adiantou que o texto deve ter vetos do governo para evitar interpretações dúbias e insegurança jurídica. O mérito da proposta, segundo o ministro, não será alterado. Na véspera do fim do prazo para sanção, Lula teve na quarta-feira (15) uma reunião com a equipe econômica para definir ajustes finais da sanção. A proposta determina regras sobre os novos impostos criados pela reforma, a Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS), que é federal, e o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), que tem competência estadual e municipal. De forma gradual, a CBS substituirá PIS, Cofins e IPI, enquanto o IBS será cobrado no lugar do ICMS e ISS.

                                                                       TOP 1
ROBERTO COSTA É PRESIDENTE DA FAMEN

                                       

O prefeito de Bacabal, Roberto Costa (MDB), foi eleito para presidente da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem) para o biênio 2025/2026.

O prefeito Roberto Costa que encabeçou a chapa única “Famem independente, unida e forte”, recebeu 178 votos, contra nove votos nulos e sete em branco, num total de 194 votos dos 217 prefeitos maranhenses.

“O apoio do nosso governador, Carlos Brandão, foi fundamental para que essa vitória fosse concretizada. Aos meus colegas de chapa, conseguimos reunir diferentes forças para defender os mesmos interesses. Construímos uma chapa com grande representatividade partidária, política e regional, abrangendo todas as regiões do Maranhão”, disse o presidente eleito Roberto Costa.


0 comentários:

Postar um comentário