sexta-feira, 24 de janeiro de 2025

HOJE É DIA DE... José Carlos Aroucha no Diário do Mearim

Minha trajetória como um Ambientalista Prático

Prof. Esp. José Carlos Aroucha.

 Desde a minha infância, fui incentivado por meus pais a ter um contato direto e profundo com a natureza. Nasci na zona rural, em um povoado chamado São Benedito, pertencente ao município de São Bento no Maranhão. Foi nesse cenário que desenvolvi meu amor e respeito pelo meio ambiente. Ainda adolescente, percebi que o meu papel precisava ir além da contemplação da natureza – era necessário agir.

Com o passar dos anos, comecei a observar de perto os impactos do racismo ambiental em comunidades tradicionais das florestas. Essas comunidades, que dependem diretamente dos recursos naturais para sobreviver, sofrem as consequências de poluição, contaminação e degradação ambiental causadas por ações humanas. Durante minhas andanças e observações, presenciei muita poluição, contaminação e degradação ambiental antropogênica dos nossos recursos naturais e ambientais, além de grandes quantidades de resíduos sólidos (lixo). Essa situação tem transformado o meio ambiente e a natureza em uma grande lixeira humana, sob os olhares omissos, inoperantes e negligentes dos gestores ambientais e das autoridades políticas das esferas federal, estadual e municipal.

Imagem de Internet
A minha trajetória profissional e missão ancestral com relação a dimensão ambiental, o meu olhar como militante nas relações entre o homem, meio ambiente, natureza e a crise socioambiental, desenvolveu-se no meu egresso no curso de Engenharia Florestal na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), no ano de 1992. Porém, já me identificava muito com os povos e comunidades tradicionais das florestas, os biomas e/ou ecossistemas brasileiros, os recursos hídricos, a fauna silvestre e as plantas, desde adolescente.

Na Faculdade de Engenharia Florestal e no curso de Biologia na UNIASSSELI (Centro Universitário Leonardo da Vinci) e na minha Pós-graduação como especialista em Gestão Interdisciplinar do Meio Ambiente e Educação Ambiental, compreendi a importância e os objetivos de ações de práticas sustentáveis destinadas à preservação e/ou conservação de áreas naturais, ambientais e outras manifestações de cunho ambiental.

Não tenho a pretensão de ser o melhor ambientalista prático do mundo, eu quero ser o meu melhor modo de ser um ambientalista prático, porque eu tenho que fazer por merecer e me afastar da mediocridade. 

Um comentário:

  1. Obrigado Companheiro Socioambientalista, essas Crônicas Ambientais & Ecológicas, que eu vou escrever ni BLOG do Mearim, vai servir para a conscientização ambiental e ecológica das pessoas para contribuir para um mundo 🌎 mais sustentável e com qualidade de vida para as presentes e futuras gerações.

    ResponderExcluir