quinta-feira, 14 de junho de 2018

Dois Galpões Multiuso são inaugurados nas unidades prisionais de Viana e Bacabal

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP), está inaugurando Galpões Multiuso no interior do estado. As Unidades Prisionais de Ressocialização (UPR’s) de Viana e Bacabal receberam, nesta quarta-feira (13), os novos espaços que beneficiarão, de início, 183 detentos.
Os Galpões Multiuso são locais equipados para oferecer serviços de assistência social aos detentos, principalmente ações voltadas à educação e qualificação profissional.
Representando o secretário de Estado de Administração Penitenciária, Murilo Andrade de Oliveira, o subsecretário Rafael Velasco disse que os novos espaços proporcionam beneficiarão os internos com elevação da escolaridade e profissionalização. “O foco é garantir, de forma efetiva, a reintegração social das pessoas presas”, afirmou.
Viana
O Galpão Multiuso da UPR de Viana oferece atividades a 90 internos. No local está funcionando uma fábrica de vassouras, com 12 internos trabalhando na produção das peças. Por meio do Programa Rumo Certo, seis internos estão matriculados nos cursos de Ensino a Distância (EAD) e 20 na turma do programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Na oficina de artesanato são 38 detentos e no Projeto Nova Vida são mais 14.
Bacabal
Em Bacabal, 93 internos estão participando de várias atividades. Entre as ações está o trabalho em uma fábrica de chinelos que envolve quatro detentos, curso de EAD de Tecnologia da Informação para seis internos e aulas do programa EJA para mais 33. Nos cursos presenciais estão matriculados 25 internos. Os cursos presenciais são oferecidos por meio de parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). Outros 25 internos participam de ações na área de produção de artesanato.
“Ainda neste mês, vamos inaugurar Galpões Multiuso em mais quatro Unidades Prisionais, no interior. São elas as UPR’s de Caixas, Pedreiras, Açailândia e Davinópolis. É algo inédito no Maranhão e demonstra o compromisso do governador Flávio Dino com a recuperação daqueles que precisam retornar aptos ao convívio social”, destaca o secretário Murilo Andrade de Oliveira.

Laboratório de informática instalado no Galpão multiuso da UPR de Viana. (Foto: Divulgação)

0 comentários:

Postar um comentário