terça-feira, 10 de janeiro de 2023

Bacabal lamenta morte da escritora Eliene Lopes

 

Faleceu na manhã desta terça-feira (10) no hospital São Domingos em São Luis onde a mesma lutava contra um cancer, a professora, atriz e escritora Eliene Lopes. membro fundaraora da Academia Bacabalense de letras onde  ocupava a cadeira de número 6 patroneado por Alice Mendes.ELIENE LOPES DE SOUZA, natural de Viotino Freire - MA, filha de Sebastião Eduardo de Souza e Luzia Lopes de Souza, nasceu em 5 setembro de 1962.

 


Viveu a maior parte de sua infancia nessa pequena cidade maranhense. Em julho de 1974 mudou-se com sua familia para Bacabal -MA. Continua seus estudos e conclui o 1º grau no Ginásio Bandeirantes.Foi aluna do Colégio Nossa Senhora dos Anjos. colégio de padres,um dos mais conhecidos da época,concluindo magistério em 1981. estudou ainda no colégio "Alfredo Benna", onde fez curso Técnico em Contabilidade, exercendo suas funções na Receita Estadual.

 

Aos 28 anos ingressou na UEMA e cursou a faculdade de Letras. Eliene fez parte das primeiras turmas deste Centro de Ensino em que, orgulhosa da opórtunidade, relata:"Tive o privilégio de fazer parte da 1ª turma de Letras da UEMA-CESB - Centro De Estudos Superoires de Bacabal". Afirma Eliene.Concluiu o curso em 1994 e fez Pós-Graduação em Língua Portuguesa pela UNIVERSO - Universidade Salgado de Iliveira - RJ.

Em 2001, a convite de amigos engaja-se num grupo com ideais progressistas e juntos fundam  a Academia Bacabalense de Letras, ocupando a cadeira nº 6 patroneada pela professora Alice Mendes. Eliene é mais uma das escritoras que no seu jeito simples usa da criatividade para brincar com as palavras e assim somar na produção literária Bacabalense.

A poetisa  foi funcionária  publica estadual, trabalhando com a disciplina Língua portuguesa. "Desde de criança sempre tive uma vida dedicada aos estudos. Recordo com carinho da minha infancia e juventude que vivi intensamente. O estudo param mim sempre ocupou um grande espaço, nunca fui a primeira da sala, mas estudar sempre foi  meu forte". Declara Eliene
Não há como tirar as letras da vida de Eliene, como ela confessa honradamente em vida: " A vida sempre me reservou os caminhos das Letras e sou muito agradecida a Deus por isso. Quanto ao trabalho, gosto deste contato direto com os jovens e adolescentes, pois acredito que juntos podemos dar a nossa parcela de colaboração para transformação de um mundo melhor". afirmou a escritora que também foi atriz e professora.

Ultimamente suas obras esvam sendo utilizadas como recursos diáticos para letramento e desperamento do gosto pela leitura em crianças que estudavan na Colégio Nossa Senhora dos Anjos. Artistas, professores, escritores e idenletuvais de Bacabal e região lamentam profundamento a lacuna deixa pela morte inesperadoa de Eliene na cultura maranhemse.


ALGUMAS OBRAS


O AMOR

Ele Chega!
Não pede licença para entrar.

Mas entra,
Aloja-se no íntimo,
Onde não se pode alcançar.
Enraiza-se e faz morada.
Dilata veias.
Faz fremir.
Faz doer.
Dói muito,nao se sebe onde.
Dói como ferida aberta.
Não há remédio.
Mas cicratriza, deixando sues marcas.
Mal sem cura.
Mata-se por amor.
Morre-se por amor.
Vive-se de amor.


A VIDA POR UM FIO

Deparei-me com ela,
frente a frente.
Abraçou-me forte,
Queria levar-me consigo.
Jogou-me de encontro a vida.
E lancçou-me um olhar feroz.
Pensar já não sabia.
Viajei segura a um fio,
que me restava.
Fui por instantes,
conduzida ao universo de cometas,
em rota de colisão.
Nos separemos.
O silêncio absoluto foi rompido.
E assim segui
A bordar a vida com um fio lilás.

MOMENTOS DE FELICIDADES 






















0 comentários:

Postar um comentário