A pesquisadora e escritora Silvaneide Oliveira Carvalho lançou na tarde deste domingo(01) no Povoado Quilombola de Piratininga em Bacabal, o Livro "Memórias Locais e Educação" . a obra trata das histórias e memórias do povo do Quilombo Piratininga, e como esses elementos são transmitidos pelo processo de ensino e aprendizagem, a partir da utilização da música e do cordel como mediador educativo.
A pesquisa que deu origem ao livro foi realizada na Unidade de Ensino Infantil Mãe Geniz - conhecida na comunidade como Creche Mãe Geniz - a tarde de autógrafos com a participação de lideranças do Quilombo, professoras, crianças e moradores antigos da comunidade como dona Raimunda Oliveira Carvalho, a professora Dinha, que cedeu sua casa para realização do evento.
Vários moradores da comunidade fizeram uso da palavra e elogiaram a coragem da escritora e ressaltaram a importância da obra, Jackson é de religião de Matriz Africana e parabenizou a inciativa, o Jornalista José Casanova que também participou do evento como observador da Academia Bacabalense de Letras, destacou na sua fala a importância da obra como forma de fortalecer a identidade cultural da comunidade. A professor e Assistente Social Rita de Cássia, Presidente de UNEGRO - União de Negras e Negros pela Igualdade - participou do evento e deixou o convite para a comunidade participar da entidade.
Além de tornar publico um projeto pedagógico, o livro garante para a posteridade, as memórias de uma comunidade que começou com pessoas escravizadas, ajudadas por uma senhora grata por receber "favores espirituais" e que se tornou um Quilombo referencia na cidade de Bacabal.
0 comentários:
Postar um comentário