segunda-feira, 16 de janeiro de 2023

COMANDO DO 15º BPM ATRAVÉS DO COSAR FAZ OPERAÇÃO NO POVOADO BREJINHO, ZONA RURAL DE BACABAL

 

Com intuito de patrulhar as áreas rurais de competência do 15°Batalhão da PM, a equipe do COSAR subordinada ao BPM, esteve no último sábado (14), no povoado Brejinho, zona rural do município, que fica a 27,5 km da sede. O objetivo foi proporcionar àqueles moradores uma melhor sensação de segurança, uma vez que o lugar apresenta um número elevado de usuários de drogas e que nos finais de semana, devido a boa quantidade de bares, surgem confusões. Alguns brincantes mais eufóricos   usam som automotivo, o que incomoda bastante os moradores, especialmente os mais idosos e crianças. Isso sem contar que o lugarejo possui estradas vicinais que dão acesso a vários outros povoados e municípios, servindo também como uma forma preventiva contra o tráfico de drogas e fuga de meliantes que cometem ilícitos em outras regiões.

O COSAR atua especificamente no enfrentamento dos crimes de altíssimos riscos como combate ao Novo Cangaço (roubos a bancos, explosões com uso de explosivos, explosões a carros fortes), busca e salvamentos em áreas de selva, entre outras atividades de área rural.

 

O comando do15º BPM, através do Cosar tem mantido constante policiamento na área rural de sua atuação, em especial aqueles povoados mais populosos, uma vez que assaltantes de instituições financeiras usam para empreender fugas e a proximidade com estas comunidades e a polícia, possibilita a diminuição do tempo de resposta a ocorrências registradas nestas locais.

 

A cidade de Bacabal devido a sua posição geográfica que é privilegiada é alvo também de quadrilhas especializadas em todos os modos de criminalidade e engloba em seu entorno cidades como São Mateus, São Luís Gonzaga do Maranhão, Vitorino Freire, Paulo Ramos, todas alvos de assaltos a bancos, inclusive cidades de outros Batalhões, que vivem em risco iminente da ação de bandidos, o que fez do 15º BPM ser um dos pólos do Cosar, que conta com o apoio de outras forças especializadas como a Força Tática e BOPE. Na última semana, uma equipe do Cosar do 15º BPM esteve dando apoio  ao 23º BPM de São Mateus, face a um assalto a instituição financeira ocorrido na região.

“Nosso objetivo é fortalecer o policiamento fora da zona rural com ações preventivas e repressivas, reforçando a segurança no meio rural, além de coibir furtos, roubos e outras atividades ilícitas no campo, as equipes do Cosar atuarão também em ocorrências relacionadas a violência doméstica, homicídios, entre outras, nestes povoados”, disse o Major PM Berredo, comandante do 15º BPM.

0 comentários:

Postar um comentário