terça-feira, 8 de maio de 2018

Turismo:O paraíso dos Lençóis Maranhenses

         
O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, um dos destinos mais bonitos do país, combina muitos quilômetros de dunas brancas cercadas por lagoas de águas doces e mornas. A tonalidade da água varia de acordo como clima e com o período do dia.
         O cenário é paradisíaco, com uma área de mais de 155 mil hectares, com dunas de areias de quartzo bem finas que chegam a atingir os 40 metros de altura, lagoas de águas transparentes, praias desertas e uma fauna muito peculiar de aves migratórias.
         O clima da região é tropical, com temperatura anual de 26º C. A estação seca vai de dezembro a agosto.
         O vaivém das areias não se deve só ao vento. Os rios Preguiça e Parnaíba carregam-nas até ao mar e este devolve-as ao litoral. Espelhadas por este cenário desértico estão incríveis lagoas coloridas que dão vida ao local.
       Seus peixes atraem aves marinhas e ao seu redor cresce vegetação. No meio da imensidão branca surgem lagoas coloridas que refrescam quem se aventura a enfrentar as areias. Sobrevoar a região dá uma noção exata da sua beleza.
      O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses pode ser visitado a partir de três localidades principais: Barreirinhas, Santo Amaro e Atins. Para chegar às três localidades, serão necessários diferentes trajetos e meios de transporte. 
      A única cidade acessível em transporte público coletivo direito de São Luís é Barreirinhas; para as outras, será necessário ao menos um trecho em transfer contratado. Veja mais detalhes sobre como chegar a cada uma das localidades e como se locomover entre elas.
      Barreirinhas é a principal cidade dos Lençóis Maranhenses e a mais fácil de ser acessada. Ela é também a única que oferece transporte público para quem deseja sair de São Luís. Além do ônibus coletivo, é possível também contratar vans que fazem o trajeto a partir da capital. E como a estrada é asfaltada até Barreirinhas, vale até mesmo ir em carro próprio, nesse caso, tenha em mente que o carro não será muito necessário durante a viagem e o custo do aluguel pode não compensar.
       O trajeto total entre São Luís e Barreirinhas demora, em média, 4h. Há uma parada para lanche no meio do caminho.

0 comentários:

Postar um comentário