sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Ferreira Gullar vence prêmio pelo conjunto da obra em Minas Gerais

O poeta Ferreira Gullar na sala de seu apartamento, no Rio de Janeiro (Cecilia Acioli/Folhapress )
O poeta Ferreira Gullar na sala de seu apartamento, no Rio de Janeiro
O poeta e escritor maranhense Ferreira Gullar, de 83 anos, foi o vencedor da categoria conjunto da obra no 6º Prêmio Governo de Minas Gerais de Literatura 2013.

Os resultados do concurso, que reconhece autores mineiros e brasileiros, foram anunciados nesta sexta-feira (06/11), pela secretaria estadual de Cultura.

Gullar, que hoje reside no Rio de Janeiro, foi escolhido pela comissão julgadora por ter "contribuído de forma significativa" para a produção e divulgação da literatura brasileira.

"Minas é berço de grandes artistas, poetas, escritores", diz o maranhense que vive no Rio. "Receber uma homenagem lá é uma honra para qualquer brasileiro. Eu me sinto lisonjeado", comemorou o maranhense.

A condecoração, destinada a autores vivos, já foi entregue a nomes como Antonio Candido, Sérgio Sant'Anna, Luis Fernando Verissimo e Silviano Santiago.

O poeta vai receber uma quantia de R$ 120 mil. Ele já venceu prêmios como o Luís de Camões (2010), o mais importante dos países de língua portuguesa, e foi indicado ao Nobel de Literatura em 2002. A data da cerimônia de premiação ainda será marcada pelo governo mineiro

0 comentários:

Postar um comentário