quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Estudantes de Bacabal também reivindicam melhorias em campus


As manifestações dos alunos da UFMA de São Luís, que pedem a instalação de uma casa do estudante no campus do Bacanga, também acontecem no campus de Bacabal, na região do Médio Mearim. Eles reivindicam a construção de um alojamento para universitários de cidades da região e melhorias no campus.

Parte dos alunos ocupou o prédio e espalhou cartazes pedindo melhorias no ensino. Entre elas, a construção de uma casa para os estudantes do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária, o Pronera.

“Para alguns alunos há uma bolsa de aproximadamente R$ 300. Para outros, não. Principalmente quando ele é novato. Nossa luta é para que possamos passar o dia inteiro na universidade com qualidade. Para que possamos estudar e fazer pesquisas”, disse o universitário Francisco das Chagas, que mora em Bom Lugar, a 40 quilômetros de Bacabal.

Os alunos querem a construção de um restaurante universitário, acesso à biblioteca e ampliação no quadro de professores. “O campus dispõe de um alojamento, mas os estudantes não podem utilizá-lo porque funcionários da UFMA estão morando nesse campus. Reivindicamos também uma qualidade maior em nosso acervo da biblioteca que tem pouquíssimos livros. Nós temos duas turmas que estão se formando no ano que vem e os alunos não têm condições de escrever suas monografias por falta desse acervo”, explicou a universitária Yara Letícia.

O diretor do campus, Márcio Camelo, explicou que algumas cobranças dos estudantes já estão sendo analisadas. “Na medida do possível as coisas estão acontecendo. Não se constrói prédios, não se licita, não se faz laboratório, residência, RU e prédios de aula do dia para a noite”. O campus de Bacabal conta hoje com dois cursos e 700 estudantes.

Segundo os acadêmicos, a manifestação será realizada até sexta-feira (6).

FONTE: Do G1 MA com informações da TV Mirante

0 comentários:

Postar um comentário