domingo, 12 de dezembro de 2010

Cidade de Bacabal ganha praça do PAC

Orçamento e Gestão, divulgou esta semana a lista de cidades que foram contempladas com praças do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal. Bacabal foi uma das cidades contempladas no Maranhão.

Além de Bacabal, as outras cidades do Maranhão que ganharam praças do PAC nessa primeira etapa foram Açailândia, Codó, Imperatriz, Santa Inês, São José de Ribamar e São Luís. A primeira etapa selecionou 400 propostas para construção de praças em todo Brasil, a segunda selecionará mais 400, a meta do Governo Federal é construir 800 praças até 2014.

As propostas foram selecionadas por representantes do Grupo Executivo do PAC, do Ministério da Cultura, do Ministério do Esporte e do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.

A praça selecionada para Bacabal é o modelo II com tamanho de 3.000 m² e segundo o documnto de aprovação, publicado no Diário Oficial da União, está prevista para ser construída na Avenida Barão do Rio Branco, centro. Mas quem conhece essa avenida sabe que lá não há espaço para construir praça, a menos que sejam destruída as que lá existem (Praça Santa Terezinha ou Praça do Colégio Arimatéia Cisne). Isso leva a crer que a praça do PAC de Bacabal será construída em outro local.

Bacabal passou apenas por mais uma etapa de seleção, para que a praça seja construída é necessário que a Prefeitura apresente os documentos e projetos técnicos necessários para a celebração dos termos de compromisso nos prazos determinados. Isso significa que, caso o projeto não se realize, a culpa será do executivo municipal por não ter cumprido as exigências do programa.

O dinheiro para construir essas praças é proveniente do Governo Federal, cabe às prefeituras apenas a execução das obras. Mesmo assim, nas próximas eleições municipais, caso a construção se concretize antes, será possível ver candidatos de Bacabal e das outras cidades, discursando que conseguiram uma praça de ultima geração para a cidade. Alguns até podem dizer que a praça foi construida com recursos próprios da prefeitura, uma total mentira.

COMO É A PRAÇA DO PAC DESTINADA PARA BACABAL?

A praça do PAC para a cidade de Bacabal é o modelo II que prevê a construção de duas edificações multiuso com cine de 60 lugares, telecentro, biblioteca, salas multiuso e CRAS. O projeto contempla ainda a construção de pista de skate, jogos de mesa, espaço criança, quadra coberta, equipamentos de ginástica, kit básico esportivo e pista de caminhada. O valor de investimento previsto para o modelo II é de até R$ 1,9 milhão.

IMAGEM - Praça do PAc destinada para Bacabal - Modelo II
Praça do PAC destinada para Bacabal - Modelo II                                   FONTE: CASTRO DIGITAL

0 comentários:

Postar um comentário