sábado, 9 de outubro de 2010

Secretaria de Direitos Humanos e MP debatem direitos à diversidade sexual

O secretário de Direitos Humanos e Cidadania, Sergio Tamer, a promotora de Justiça, Theresa Maria Muniz Ribeiro, e vários grupos do movimento LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais) se reuniram na sede da Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Cidadania (Sedihc), nesta sexta-feira (8), para discutir a questão da diversidade.

A reunião teve como objetivo mostrar a realidade do movimento LGBT no Maranhão ao Ministério Público, que fará, no dia 10 de dezembro, um Congresso Estadual com o tema "O Ministério Público na proteção jurídica e social da diversidade". Representantes de grupos como Expressão, Gayvota, Lema, Centro Drag, Lilás e Passo Livre participaram do encontro.

Para a promotora de Justiça, Theresa Maria Muniz Ribeiro, essa reunião inicial é importante para discutir as reais necessidades do movimento LGBT no Maranhão. "Eu quero que o Ministério Público conheça a realidade desse movimento, pois o distanciamento dificulta as ações. A Promotoria está bem receptiva com a causa, o objetivo é solucionar melhor todos os problemas relacionados à LGBT", destacou a promotora.

Ela explicou que por meio desse Congresso Estadual o Ministério Público vai abordar vários assuntos relacionados aos direitos da mulher, igualdade social e movimento LGBT. "Essa foi uma reunião preliminar, para sentir as necessidades do que iremos abordar nesse Congresso", comentou.

A promotora ressaltou, ainda, que será feita uma reunião com os outros promotores para apresentar a trajetória e a forma de atuação do movimento LGBT no Maranhão. "Vamos fazer uma reunião na Procuradoria Geral de Justiça, com o secretário Sergio Tamer, a procuradora-geral, Fátima Travassos, e vários outros promotores, abordando temas do movimento", completou.

Sergio Tamer destacou que ações como essa fazem parte do papel da Sedihc, de proteger, promover e garantir os direitos humanos no estado. "A promotora Theresa Maria Muniz Ribeiro é uma aliada importante, que tem um histórico de luta pelos direitos humanos e agora está abraçando a causa LGBT", enfatizou Tamer.
FONTE: O Imparcial

0 comentários:

Postar um comentário