segunda-feira, 7 de julho de 2014

Cursos gratuitos sobre temas de recursos hídricos oferecem mais de 500 vagas


chamada

O projeto Água – Conhecimento para Gestão está com inscrições abertas para nove cursos gratuitos, que oferecem 530 vagas, sendo 470 para capacitações em português e as demais em espanhol. Os interessados podem se inscrever através do site do projeto: http://www.aguaegestao.com.br/br/inscricoes_abertas. As atividades possuem uma carga que varia de 20 a 60 horas. Há cursos nas modalidades de ensino a distância (EaD) e semipresencial – com aulas em Foz do Iguaçu (PR), Marília (SP) ou Porto Alegre (RS).

As aulas de EaD acontecem pela internet e sem tutoria. Portanto, cada aluno realiza as atividades conforme seu ritmo. Nos cursos semipresenciais, as despesas de diárias e passagens ficam por conta dos próprios alunos. Para receber o certificado, é preciso concluir as atividades, segundo os critérios de aprovação.

O projeto Água – Conhecimento para Gestão é um convênio entre a Agência Nacional de Águas (ANA), a Fundação Parque Tecnológico de Itaipu (FPTI) e Itaipu Binacional com objetivo de desenvolver ações de comunicação, mobilização e educação para a gestão de recursos hídricos no Brasil e países da América Latina. Há 36 cursos gratuitos semipresenciais e a distância disponíveis no catálogo, que já capacitaram cerca de 35 mil pessoas. Saiba mais em: http://www.aguaegestao.com.br/.

Cursos com inscrições até 6 de julho

Gestão territorial para recursos hídricos com software livre de código aberto: capacitação em espanhol na modalidade EaD. As 30 vagas são direcionadas para técnicos e profissionais vinculados a órgãos gestores de recursos hídricos. As atividades vão de 21 de julho a 31 de agosto.

Comitê de Bacia: O que é e o que faz?: curso para membros de comitês de bacias hidrográficas e agentes gestores de recursos hídricos na modalidade EaD. Com carga de 20 horas e 120 vagas, poderá ser concluído entre 21 de julho e 7 de setembro.

Comitê de Bacia: Práticas e procedimentos: também voltado para membros de comitês de bacias e agentes gestores, o curso tem 20 horas na modalidade EaD. Os 120 selecionados terão de 21 de julho a 17 de agosto para concluir as atividades.

Governança da água na América Latina: as 60 vagas em português e 30 em espanhol são para técnicos e profissionais de órgãos gestores de recursos hídricos, além de integrantes de organizações sociais e colegiados relacionados ao tema. Para o curso em espanhol, as inscrições vão até 7 de julho e as atividades acontecem entre 27 de julho e 24 de agosto. Para a versão em português, as aulas vão de 21 de julho a 24 de agosto. As 40 horas de carga acontecem na modalidade de ensino a distância.

Medição de Vazão pelo método acústico Doppler (ADCP) – Básico: a capacitação semipresencial contará com atividades EaD e presenciais em Foz do Iguaçu (PR), que somam 52 horas. As 30 vagas são para profissionais em exercício nos órgãos gestores estaduais, universidades, instituições integrantes ou prestadoras de serviço para a Rede Hidrometeorológica Nacional e servidores da ANA que já atuam com medições de vazão acústico Doppler. O período para conclusão do curso é de 28 de julho a 22 de agosto, sendo que as aulas presenciais acontecem entre 18 e 31 de agosto.

Gestão de Recursos Hídricos: Metodologias de Participação Social: as 52 horas da capacitação são divididas entre atividades presenciais em Porto Alegre (RS), entre 13 e 15 de agosto, e aulas na modalidade EaD. O período para conclusão é de 4 a 24 de agosto. As 30 vagas são principalmente para membros de comitês de bacias.

Cursos com outros prazos para inscrições

Modelagem da Qualidade da Água em Reservatório: as inscrições para o curso vão até 13 de julho e há 30 vagas disponíveis. Com 60 horas de duração, sendo 16 presenciais em Foz do Iguaçu (PR), a capacitação é voltada para agentes gestores e usuários de recursos hídricos. As atividades devem ser realizadas entre 4 de agosto e 28 de setembro, sendo que as aulas presenciais vão de 30 de setembro a 1º de outubro.

Elaboração de spots de rádio e manuseio de plataforma web rádio: curso com 22 horas em EaD e 16 presenciais em Marília (SP), com foco em membros de comitês de bacias hidrográficas. A capacitação recebe inscrições até 15 de julho e oferece 20 vagas. As atividades devem ser feitas entre 11 de agosto e 24 de setembro, sendo que as aulas presenciais estão marcadas para o período entre 23 e 24 de setembro.

Alternativas Organizacionais para Gestão dos Recursos Hídricos: capacitação na modalidade EaD oferece 60 vagas e é voltada para membros de comitês de bacias e agentes gestores de recursos hídricos. As inscrições para o curso vão até 20 de julho. Os alunos selecionados deverão realizar as atividades entre 21 de julho e 24 de agosto.
Texto:Raylton Alves - ASCOM/ANA

0 comentários:

Postar um comentário