quarta-feira, 23 de junho de 2010

Bois se preparam para o ritual do batismo

Inara Rodrigues

Batalhões se reúnem nas comunidades e pedem proteção




Nesta quinta-feira, 24, é Dia de São João.  A ligação do santo com os grupos de bumba meu bois é muito forte. Assim, para várias brincadeiras, o período junino começa nesta data. Mas antes da diversão, a devoção.  Dessa forma, 24 de junho é o momento de várias manifestações receberem a benção do santo, o tradicional batizado.

Como de costume, os batalhões se reúnem nas comunidades para pedir proteção, em cerimônias repletas de religiosidade, fé, devoção e amor ao santo festeiro. Segundo a pesquisadora e professora da UFMA, Estér Marques, do ponto de vista simbólico, o batizado representa a saída da brincadeira do mundo privado, ou seja, da comunidade, para o mundo público, isto é, os locais aonde o grupo irá se apresentar.

Ela explica que o batismo possui dois momentos definidos: a imersão, quando os brincantes interiorizam este ato como algo necessário para que tenham a proteção de São João; a emersão, que é o pós-batismo, quando estão prontos para sair de suas comunidades e se apresentar para o grande público.

“Na crendice das pessoas envolvidas com o bumba meu boi, se a brincadeira não tiver a proteção de São João, há o risco de acontecer vários problemas, como atrasos nas apresentações, morte de brincantes e outras coisas. É no batismo que a devoção dessas pessoas se expressa com mais vigor, pois é um pedido de licença e autorização para São João para colocar a brincadeira na rua”, explica a pesquisadora.
fonte: O Imparcial

0 comentários:

Postar um comentário