domingo, 16 de fevereiro de 2025

Blitz Poética leva literatura às ruas de Bacabal

 

Na manhã deste sábado (15), o centro de Bacabal foi palco de um encontro singular entre a literatura e a comunidade. As Academias de Letras de Bacabal, a Academia Maranhense de Letras Infantojuvenil (AMLIJ) e a Academia Mundial de Letras da Humanidade realizaram a "Blitz Poética", uma iniciativa da ABL que levou poesia e crônicas diretamente para a população.

Poetas e escritores interromperam o trânsito em alguns pontos da cidade para distribuir fôlderes contendo textos literários de sua autoria. A iniciativa surpreendeu os motoristas e pedestres, que receberam a literatura com entusiasmo. A abordagem inusitada promoveu um momento de interação e reflexão, aproximando a arte literária do cotidiano das pessoas.

Liduína Tavares - Escritora

O evento contou com a participação de renomados escritores locais, como Liduina Tavares, Presidente em exercício da Academia Bacabalense de letras e José Casanova, Presidente da Academia Mundial de Letras da Humanidade - Seccional da Região do Mearim - além do envolvimento de adolescentes da AMLIJ - Academia Maranhense de Letras Infantojuvenil - , que desempenharam um papel fundamental na ação. "Foi emocionante ver o brilho nos olhos das pessoas ao receberem um poema ou uma crônica. A literatura precisa estar nas ruas, acessível a todos", destacou Liduina Tavares.

A comunidade recebeu a iniciativa de forma positiva, demonstrando interesse pelo conteúdo literário distribuído. "Achei maravilhoso. Nunca tinha visto algo assim, e é uma forma bonita de incentivar a leitura", comentou a comerciária Maria do Carmo Silva.

A "Blitz Poética" contou com o apoio da Federação das Academias de Letras do Maranhão (FALMA), que tem se dedicado à promoção da literatura e à valorização dos escritores maranhenses. A ação reforça a importância das iniciativas culturais na construção de uma sociedade mais leitora e conectada com suas expressões artísticas.

Com o sucesso da desta edição, os organizadores já cogitam novas intervenções literárias na cidade. A Blitz Poética mostrou que a literatura pode e deve ocupar os espaços urbanos, tornando-se um elemento vivo no dia a dia da população.


Lindsay Johanna e Wanessa AdRienny da AMLIJ










0 comments:

Postar um comentário